Obs.: As fotos onde apareço em ação são de autoria de vários fotógrafos que gentilmente me cederam as fotos e tiveram seus devidos créditos citados em baixa de cada foto.
Numa nublada manhã de domingo (dia 14 de junho de 2015), fotografei e corri na 1ª edição do K21 Joinville, completando meu segundo K21 de 2015 e meu décimo K21 geral (Todos na distância de 21 quilômetros).
Para quem ainda não conhece a maneira como corro nas provas, na maioria das corridas eu paro dezenas de vezes para tirar fotos, da largada, das partes mais bonitas do meio do percurso e da chegada, e foi no velho estilo "bandeirante paulista" que fui na captura de imagens dos corredores nas bucólicas estradas e nas belíssimas trilhas desta região do nordeste catarinense conhecida turisticamente como o "Caminho dos Príncipes". Por coincidência foi no K21 Joinville que obtive o meu melhor tempo de conclusão de todas as 10 etapas onde fiz o tempo de 3h02m42s.
Quero agradecer os fotógrafos catarinenses Jair Nunes e Fabrício Jachowicz que gentilmente me cederam fotos onde eu apareço em ação em várias partes do percurso do K21 Joinville, selecionei algumas para comprovar que meu trabalho é ao mesmo tempo mental, braçal e "pernal", rs!!!
Foto: Jair Nunes
Foto: Jair Nunes
Foto: Jair Nunes
Foto: Fabrício Jachowicz
Foto: Fabrício Jachowicz
Foto: Fabrício Jachowicz
A cidade de Joinville
Joinville é um município localizado na região nordeste do estado de Santa Catarina. Com uma área de 1125,70 quilômetros quadrados, possui uma população de 554.601 habitantes em 2014 (IBGE, estimativas), o que configura o município mais populoso do estado, à frente da capital, Florianópolis, o terceiro da Região Sul e o 36º do Brasil. Pertence à Microrregião de Joinville e à Mesorregião do Norte Catarinense e é sede Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense, a qual contava, no último censo, aproximadamente 1,1 milhões de habitantes.
A cidade possui um elevado índices de desenvolvimento humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional e a quarta entre os municípios catarinenses. Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". É ainda, conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube. (Fonte: Wikipédia)
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Eu tive a oportunidade de visitar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.
Tudo começou quando em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou.
Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa. O espetáculo ocorreu no 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte. Depois disso, o russo Bogatyrev esboça propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.
Dois anos depois, o idealizador Bogatyrev faleceu. Mas seu legado era consistente: o esboço do projeto estava concluído e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville na época, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se no desenvolvimento da proposta. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina do Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.
Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.
Entrada principal da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
No cartaz acima esta escrito a frase: "Entrar nesse espaço é transportar-se por séculos de história construída", abaixo da frase esta escrito em letras grandes, no alfabeto cirílico a palavra "большой", transliterado para o nosso alfabeto para "Bolshoi", que no idioma russo significa "Grande".
Quero agradecer os fotógrafos Carlinhos Mengão, Sergio Gomes, Ricardo Morgado, Sergio Henrique Tonon, Tiago Barros, Betão Sangeroti, Roberto Itimura, Tião Moreira, Yuji Kuge e Wladimir Togumi que gentilmente me cederam fotos onde eu apareço em ação em várias partes dos percursos dos vários K21 que participei.
Também não posso esquecer de agradecer os organizadores, colaboradores e ex-colaboradores da Patagônia Eventos, da K Series Brasil e da Revista Contra-Relógio, não quero citar nomes para não correr o risco de esquecer ninguém, só quero afirmar que a ajuda de todos foram de vital importância para eu realizar todos esses desafios.
Ano de 2012
1ª Edição do K21 Arraial do Cabo - Estado do Rio de Janeiro - Tempo: 3h16m55 - Data: 05/05/2012
Ano de 2013
2ª Edição do K21 Arraial do Cabo - Estado do Rio de Janeiro - Tempo: 3h49m40 - Data: 04/05/2013
Foto: Carlinhos Mengão
Foto: Carlinhos Mengão
1ª Edição do K21 Ilha Grande - Estado do Rio de Janeiro - Tempo: 3h45m20 - Data: 31/08/2013
Foto: Sergio Gomes
Foto: Sergio Gomes
Ano de 2014
1ª Edição do K21 Águas de Lindoia - Estado de São Paulo - Tempo: 4h20m20 - Data: 17/05/2014
Foto: Ricardo Morgado
Foto: Ricardo Morgado
1ª Edição do K21 Serra da Mantiqueira - Estado de São Paulo - Tempo: 3h43m40 - Data: 27/09/2014
Foto: Sergio Henrique Tonon
Foto: Tiago Barros
1ª Edição do K21 Campos do Jordão - Estado de São Paulo - Tempo: 3h31m45 - Data: 11/10/2014
Foto: Betão Sangeroti
2ª Edição do K21 Curitiba - Estado do Paraná - Tempo: 3h34m25 - Data: 19/10/2014
1ª Edição do K21 Serra do Japi - Estado de São Paulo - Tempo: 4h19m20 - Data: 22/11/2014
Foto: Roberto Itimura
Foto: Tião Moreira
Foto: Tião Moreira
Ano de 2015
1ª Edição do K21 Pico do Urubu - Estado de São Paulo - Tempo: 3h28m10 - Data: 28/02/2015
Foto: Yuji Kuge
Foto: Wladimir Togumi
Foto: Wladimir Togumi
1ª Edição do K21 Joinville - Estado de Santa Catarina - Tempo: 3h02m42 - Data: 14/06/2015
(As fotos da minha participação do K21 Joinville foram postadas no início deste artigo)
Posso afirmar que passei por uma verdadeira "Metamorfose Ambulante" física e mental em cada uma das etapas do K21 Series que participei, fisicamente foi na parte que se refere ao desenvolvimento da resistência do miocárdio, da capacidade pulmonar e da propriocepção, que é a habilidade em correr em praticamente todo tipo de terreno irregular, e psicologicamente aprendendo a suportar os vários ritmos a que somos impostos pelos imprevistos dos desafiadores percursos, aprendendo que as paradas e as caminhadas fazem parte importante para uma boa recuperação e para uma chegada sem riscos para saúde, juntando todas essas melhorias ao meu conhecimento da existência de centenas de ruas residenciais de miolo de bairro na cidade de São Paulo que ainda tem pouco movimento de carros, aplico todos os poderes adquiridos para me deslocar correndo (com facilidade) por qualquer bairro de São Paulo independente da altimetria, costumo chamar essa prática de "Corrida Transporte".
Na verdade quando estou correndo para fotografar também estou praticando "Corrida Transporte", a única diferença minha em relação a um fotógrafo motorizado ou de bike é que o meu veículo são as minhas próprias pernas, inclusive trabalhando como fotógrafo e participando da corrida consegui aplicar na prática as teorias do filósofo italiano Domênico De Masi, que estão descritos no seu livro intitulado Ócio Criativo.
É por esses motivos que cheguei a conclusão que nós somos os verdadeiros "auto-móveis", pois se você for parar para pensar o carro não se move sozinho. rs!!!
A "K21 Series" é a Maior Série Mundial de Meia Maratonas e chega este ano à 5 países com 31 etapas.
Então o que você está esperando para desenvolver "na prática" suas capacidades de auto-deslocamento, se inscreva na próxima etapa da K21 Séries e experimente essa "Metamorfose Ambulante".
Ligações externas
Artigo sobre a cidade de Joinville
Site oficial do K21 Joinville
Site oficial da K21 Series (Com link para todas as etapas nacionais e internacionais)
Site oficial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!