segunda-feira, 31 de maio de 2010

K42 de Bombinhas, 8 horas, 6 minutos e 20 segundos de aventura e emoção

Texto e fotos de Marcos Viana "Pinguim"
Olá Pessoal!

Resolvi fazer esse artigo hoje, porque é o ultimo dia de maio, em 25 de maio de 2010 a Argentina comemorou o 200º aniversário da revolução que abriu o caminho para a sua independência da Espanha, quero homenagear todos os nossos irmãos argentinos pela importante data, para esclarecer todos os leitores o motivo dessa homenagem nesse artigo, é que o K42 Adventure Marathon tem origem na Villa La Angostura, próximo de Bariloche, na Patagônia, Argentina, em 2003.

Aproveito para agradecer os organizadores Juan Carlos Asef, sua filha Luciana Asef, ambos argentinos e toda a equipe Bombinhas Runners pela atenção que tiveram comigo, também quero agradecer o editor geral Tomaz Lourenço e o editor de arte Sérgio Rocha ambos da Revista Contra Relógio por continuar valorizando meu trabalho por todo esse tempo.

Município de Bombinhas

Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, com uma Área de 34,5 km², localizada no leste da maior península do litoral de Santa Catarina, vendo imagens de satélite percebemos que Bombinhas apresenta um formato único que lembra um monstro japonês das miniséries do Ultraman e Ultraseven, esse local é realmente um paraiso na terra pois é raro no mundo todo termos num pequeno espaço diversas praias, morros e pontas, enseadas e até costões contendo grandes rochas.

O município de Bombinhas foi criado em 30 de Março de 1992, tendo sido desmembrado do Município de Porto Belo e sendo constituído pela área territorial do então Distrito de Bombinhas.

A história da sua colonização indica que os açorianos que para cá vieram fundaram, em 1817, a Vila de Nova Ericeira, hoje Município de Porto Belo.

A praia do Mariscal é uma das mais preservadas, a restinga se estende pelos 4 km de areia. Graças à ação de ONGs como a SOS Mariscal e dos moradores, na maioria pescadores, a região tem proteção contra a construção de grandes prédios e de obras que possam agredir o meio ambiente como aconteceu com o muito próximo Balneário Camboriú que possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil, um péssimo exemplo da especulação imobiliária sem planejamento, que infelizmente ainda é praticada impunemente em todo Brasil e que sempre se aproveita da população que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos.

A largada

A largada ocorreu na praia de Bombinhas bem em frente a Pousada Vila do Farol, na hora da largada dava para ver a felicidade estampada no rosto de todos os participantes por terem o privilégio de estar num lugar tão bonito e preservado.

Começamos correndo para o lado oeste sentido Porto Belo, terminada a praia logo encaramos a primeira ladeira e logo depois a primeira descida, os primeiros quilômetros foram na área urbana, lembrando muito o começo da antiga Trilheira de Ribeirão Pires.

Confesso que depois de fotografar a largada começei a correr todo confiante sem medo nenhum de ficar no meio do caminho, treinei muito em ladeiras e estradas de terra batida, na minha cabeça estava prevendo completar essa maratona no máximo em 6 horas (incluindo minhas paradas estratégicas para bater fotos), meu curriculum de 23 maratonas (nunca acima de 6 horas) e uma prova de 50 km que corri, fotografei e completei em 5 horas e 12 minutos e as várias coberturas fotográficas que fiz do Mountain Do correndo nas diversas trilhas da vizinha Florianópolis não me deixavam com dúvida que essa seria uma prova tranquila para mim, inclusive percorri os primeros 10 km desta maratona em 1 hora e 18 minutos, ritmo muito bom para quem estava parando para fotografar e já tinha encarado algumas ladeiras ingremes pelo caminho, como a da foto ai embaixo.
Este corredor de chapéu é o famoso ultramaratonista Zancopé, no final da prova ele me disse que a K42 de Bombinhas foi a corrida mais difícil da sua vida.

Tentando correr na lama

Sabia correr bem na terra batida mas devido a grande quantidade chuvas na região inclusive no dia da prova, algumas trilhas se transformaram num verdadeiro rio de lama, para complicar a situação estava usando um tênis de asfalto que já estava bem gasto, pois usei o mesmo para a maioria dos treinos e para correr na maratona de São Paulo que completei no dia 2 de maio em 5 horas 13 minutos e 21 segundos, resultado em alguns trechos levei vários tombos mesmo quando simplesmente tentava apenas andar, por isso também tive que parar várias vezes para poder lavar a mão e para poder também limpar e usar minha câmera fotográfica que toda hora ficava com a lente embaçada por causa da grande humidade, simultaneamente vi várias corredores bem mais lentos que eu me ultrapassar facilmente devido também ao uso de tênis de trilhas, na lama me sentia como um inexperiente soldado americano perdido numa selva tropical no meio de experientes vietcongs.

Nessa prova todos os corredores que completaram os 42 km da prova tiveram a oportunidade de se deparar com diversos tipos de trilhas, com diversos níveis de dificuldade, as trilhas que me deram mais trabalho para percorrer foram sem dúvida as que eram desprovidas de grama, acho que a segunda trilha da prova e a que antecede o costão de rochas, na primeira citada o principal motivo além da chuva foi que ela tinha sido usada por muito tempo para a prática de motocross, o que acabou criando aqueles famosos sulcos estreitos e fundos na lama, eliminando assim todas as raizes e qualquer tipo de grama do solo, isso gera a erosão e consequente assoreamento, um dos idealizadores do percuso também comentou comigo que essa prática prejudicava as trilhas e que a prefeitura de Bombinhas já esta tomando providências, afinal numa trilha com muita lama as raizes e a grama passam de "vilãs da velocidade" para "salvadores da pátria" pois servem como um ótimo apoio para os pés nas subidas e principalmente nas descidas.

Recuperando posições

É incrivel mas devido a grande variação de belas paisagens, e situações eu não vi o tempo passar, eu já tinha parado para lavar as mãos, comer frutas, beber água, fotografar os pescadores (primeira foto deste artigo) e os barcos de pesca e até tirei meu par de tênis e as meias para lavar, eu tava mais para peregrino de Santiago de Compostela que para maratonista, quando passei o km 21 meu cronômetro marcava 3 horas e 51 minutos de prova, 10 minutos acima do meu recorde pessoal de maratona obtido na Maratona de São Paulo de 2001 (sem a câmera), precisava reagir pois no momento eu era o penúltimo colocado, de caça virei caçador.

Meu novo objetivo seria que cada corredor que eu ultrapassasse desse momento em diante seria fotografado, criei minha própria forma de estímulo, o chapéu tipo Indiana Jones que eu estava usando estava até combinando com esse momento.

A caçada fotográfica
Oba aqui estão os primeiros, vou começar a contar, hehehe!
1, 2, 3...
O corredor de trás é o Cesar do Rio de Janeiro.
4...
Este é argentino.
5, 6, 7...
Estes são de Curitiba.
Esses sim estão parecendo peregrinos de Santiago de Compostela, hahaha!
8...
Oba, mais dois argentinos!
9, 10...
En el lado derecho Sergio, el lado izquierdo Fernando.
Obs.: Essa foto eles me pediram para tirar, inclusive já enviei essa e outras deles em alta resolução lá para Buenos Aires, repare que no fundo da foto tem mais dois corredores "tentando escapar" um deles é o Rodrigo. (clique em cima da foto para ampliar)
11...
E olha o Rodrigo ai, ele não me escapou, este é um "peixe grande" pois ele é do Marathon Maniacs do Rio de Janeiro, sabe como é "peixe grande" sempre encalha na praia, hahaha.
10...
Depois fui eu que encalhei na lama da trilha que tinha antes do costão, lembra que eu falei sobre ela, o Rodrigo me passou fácil, fácil, pois estava com tênis de trilha, lá vou eu tentar tentar alcança-lo novamente...
11, 12...
Ufa consegui nos últimos metros! E olha que foram dois coelhos numa cajadada só, viva, oba, yahoo, hahaha!
Na foto eu e meu amigo Rodrigo, apesar de termos feito acima de 8 horas, estavamos muito felizes por ter encarado de frente mais esse desafio.
E olha lá quem chegou "nuestros hermanos argentinos" Sergio e Fernando, meus primeiros clientes do Mercosul.
E aqui vemos a tão esperada chegada de Lucila Watanabe da equipe Branca Esportes de São Paulo, que completou toda maratona no tempo de 08:49:52, missão corajosamente cumprida abaixo do tempo limite de 9 horas.

Todos que completaram a prova receberam por e-mail este belo certificado em alta resolução para ser baixado no computador.

Certificado Finisher Vila do Farol K42 Bombinhas 2010

Abaixo o texto descrito no certificado acima:

«Marcos Viana Pinguim tem completado a prova Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon com um tempo de 08:06:20
Brasil, 22 de maio 2010»

Classificação Geral da Maratona Individual (42 km)

Colocação - Tempo - Atleta - Cidade
1 - 03:32:04 - Giliard Altair Pinheiro - Bombinhas
2 - 03:38:43 - Jose Virginio De Morais - São Paulo
3 - 03:54:08 - Daniel Meyer - Bombinhas
4 - 03:54:27 - Claudio Clasen Schlindwein - Florianopolis
5 - 03:59:26 - Fernando Beserra Da Silva - São Paulo
6 - 04:11:17 - Adilson Luis De Lara
7 - 04:12:37 - Dilson Nelson Floriano Junior - Itajai
8 - 04:12:37 - Cleber Itamar Rodrigues
9 - 04:15:09 - Marcos Paulo Espirito Santo - Curitiba
10 - 04:21:22 - Fábio Ferreira Pierry
11 - 04:25:35 - Evandro Silva Da Silva - Blumenau - Brasil
12 - 04:34:21 - Debora Aparecida De Simas - Florianopolis - Brasil
13 - 04:35:36 - Virginia Galvez - Buenos Aires - Argentina
14 - 04:43:16 - Carlos Alberto De Oliveira Moraes - Brasil
15 - 04:46:24 - Andreia Henssler Koetz - Igrejinha - Brasil
16 - 04:47:35 - Nestor Adrian Carranza - Comodoro Rivadavia - Argentina
17 - 04:48:46 - Donatella De Lucia - Montevideo - Uruguai
18 - 04:50:31 - Nilson Paulo De Lima - Brasil
19 - 04:50:54 - Amado Labriola - Chajari - Argentina
20 - 04:51:23 - Paula Gonçalves Ferreira Santos - Lago Sul - Brasil

Resolvi apresentar a relação dos 20 mais rápidos, eles merecem nossa atenção e reconhecimento, e o tempo deles servem de desafio para vocês meus leitores mais rápidos, venham no ano que vem tentar gravar seu nome nessa nobre relação e venham também vocês que não se importam em bater recordes de velocidade e sim em completar uma linda prova numa boa dentro do generoso limite máximo de 9 horas.

Nos vemos em 2011, na próxima edição Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon!

Ligações externas

Fotos do Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon
Site oficial do Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon
Artigo sobre Bombinhas
Artigo sobre a Argentina
Relação das 23 maratonas e 2 ultramaratonas que participei
Meu endereço do Twitter

22 comentários:

  1. que suspense!!!! rsrsrs mal posso esperar para ler o restante do seu relato!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos, Pinguim!!! Vou te mandar um e-mail pedindo algumas! Parabéns pela maratona e pelas fotos da prova! Você é um grande cara, espero poder encontrá-lo sempre!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Pinguim,as fotos e o relato ficaram excelentes!!Com certeza vamos nos encontrar na proxima edição!!!Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria, Pinguim!
    Achei que havia chegado atrás do Fernando e do Sérgio, dois "hermanos" muito gente boa que eu espero reencontrar na K42 da Patagônia. E legal essa de Marathon Maniacs e peixe grande que encalha, hehehehe
    abraços do Marcelo Jacoto

    ResponderExcluir
  5. Sensacional esta prova heim caro amigo Pinguim?
    Parabéns.
    Excelente texto também.
    Me senti dentro da prova contigo.
    Um dia faço essa prova se Deus quizer...hehe
    Abraço e tudo de bom pra você.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais história para contar... Eu acho q essa deve ser a melhor parte do seu trabalho heim?! Muito bom meeesmo!! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Com seu relato e fotos, mesmo quem não esteve na prova, como eu, sentiu as emoções dessa prova linda e maravilhosa...Abraços

    ResponderExcluir
  8. Que aventura maravilhosa. Adorei, gosto muito desse tipo de corrida e desafio. Mas foi emocionante participar através de seu minucioso e preciso relato, amigo Pinguim.Muito bom seu trabalho e fotos. Parabéns e um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. UAUH PINGUIM ! Pinguim ! QUE AVENTURA.
    Excelentes a matéria e as fotos da K42 de Bombinhas.
    Nossa to pensando seriamente em ir na próxima edição.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Pinguim Parabéns pela brilhante prova feita em bombinhas e por ter narrado toda a prova aqui no seu blog, cara realmente vc está saindo um professor de 1ª, vc já escreveu aos argentinos que vc conheceu nessa prova para eles virem aqui no seu blog, senão faça logo o convite eles vão adorar ainda mais que vc está falando do país deles...O percurso dessa prova é showww e muita adrenalina, espero um dia fazer esta prova.
    É isso ae mais uma vez parabéns e bons treinos e clicks.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Pinguim.
    Nossa família gosta muito de vc como atleta, como mega fotografo. abraços da Laura e família

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pinguim! Obrigada por ter me fotografado nso 25 km da Corpore!
    Parabéns por esta prova árdua!

    ResponderExcluir
  13. muito lindas essas fotos,vc e um grande profissional voce que vim participada maratona de selva que acontece no Rio Tapajos Santarem_Para.beijos simone

    ResponderExcluir
  14. Aeee pinguim!!! eu sou suspeita numero um pra falar de bombinhas... E a 42 um sonho q pensei pra este ano, mas vou ter de esperar! Nao conhecia teu blog e ja to te seguindo! Se vc tiver um tempinho de entrar no meu, vai conferir o qt sou da terra de lá - bombinhas - mt mais de la do q de ca! Eu tb andei relatando o meu gd sonho de fazer a 42 e em janeiro acabei me excedendo "treinando" nos trechos da prova, ao inves de me poupar no regenerativo das ferias... Ganhei a piora na lesao e agora o jeito e assistir de fora... Mas nao deisiti do sonho! E ler o seu relato so me motivou mais ainda! E mais! Sempre tive o costume de carregar a camera na mao nas corridas q participei. Em 2009 perdi 3 celulares por leva-los pra fotografar. Nada profi, mas pra ter na mão a magica do clicar...
    Espero conhece-los na provas por ai! Londrina, minha terra natal e onde moro, teremos a Primeira Maratona que divulgo no face, no dia 28 de agosto! Quem sabe vc nao vem clicar por aqui??? Gd abç!!!

    ResponderExcluir
  15. ahhhh, veja só, vc diz q nao importa se ler um ano dp... a ultima postagem antes da minha é de um ano atrás!!!! mas continua super atual o q vc escreveu! pq fala de sonhos...

    ResponderExcluir
  16. Sensacional.... cobertura perfeita que deixa muito jornalista no chinelo.
    abçs

    ResponderExcluir
  17. OOOOOOO, seu PINGUIN!!!
    uahUHAuhA, irado ver sua disposição!

    muitas maratonas!

    essa de bombinhas foi minha primeira, e nao estava preparado. mas fui ateh ofim

    siginficou muito para mim...

    lembro de estar morrendo e vc lah gritando..."CORRE CORRE, SORRIA, ESSA VAI FICAR BOA!!!!"
    uhauHUAhUHA

    queria ver se saiu alguma minha boa... pra recordar e incentivar pro resto da vida...
    meu numero era 573.2...

    grande abraço e PARABENS pela iniciativa
    abraçaos LUiz
    meu facebook e email:
    http://www.facebook.com/LuizNacho
    labaonline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Hola Marcos voce e fenomeno!!! como estas? Corrimos una carrera fantastica en Bombinhas este finde semana...

    Cuando subis las fotos de la 3ra. edición 2011?

    Abrazo. Hugo Celis, Buenos Aires

    ResponderExcluir
  19. Hahahhaha! Não resisti, entrei de novo! Li tudinhooo! bominhas é um caso de amor antigo comigo! Resolvi que este ano vou! Mas nào vai ser desta vez que vou pros 42... Ganhei novas lesões. tá dificil de engolir, mas sei que é um tempo pra refinar a alma...
    Pinguim, veja só, na última postagem, falava de um dia te conhecer, pessoalmente... e não é que isso aconteceu, justamente, aqui na minha terrinha, vc fotografando a nosa primeira maratona? E eu te ciceroneando por aqui?
    Creio que nào me recupero nem pros 12k, mas o sonho é bom pra isso tb... Pra ficar la latejando.. fazendo vontade... não deixando a gente se acomodar... Vai chegar a hora!

    vou compartilhar, DE NOVO, teu relato! Só pra fazer coçar a vontade em td mundo!
    Gd abç!

    http://clicandoeconversando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Realmente um grande desafio e voce cria um suspense que a gente não consegue desligar os olhos da leitura! Parabens, Marcos Viana Pinguim!

    ResponderExcluir
  21. valeu Pinguim, aprendi mais alguns detalhes sobre a prova. Depois de encarar a meia de Arraial, que venha a maratona de Bombinhas! Abraço

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!