terça-feira, 7 de setembro de 2010

Green Race 50 km - A Corrida Fora do Asfalto

Texto, fotos e vídeos de Marcos Viana "Pinguim"

Neste ano de 2010, exatamente entre os dias 02 de maio e 29 de agosto, um periodo de quase 4 meses, corri "fotografando" 5 maratonas e 2 ultramaratonas, acumulando em toda minha vida 27 maratonas e 4 ultramaratonas, já corri a maratona mais molhada e escorregadia que foi a K42 de Bombinhas desse ano, a mais fria que foi o Desafrio de 52km em Urubici, a mais quente com alta umidade que foi a Maratona de Foz de Iguaçu de 2009, e agora a ultramaratona que teve o ar mais seco, cof, cof, cof, que foi os 50km da Green Race em Jundiaí, na Serra do Japi.

O Green Race

O Green Race é uma corrida organizada para os atletas de todos os níveis de condicionamento que gostam de correr em estradas de terra batida no meio da natureza e longe da poluição dos grandes centros urbanos, todos podem escolher correr os 5, 10 ou 50km solo ou em equipes, masculinas, femininas ou mistas, formadas por 4 atletas, neste último caso o atleta de cada equipe que corre o primeiro trecho também tem que correr o último, o segundo, terceiro e quarto atleta só corre um trecho cada um, todos os trechos tem 10 km totalizando os 50 km.

Serra do Japi

A serra do Japi com seus 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.250 metros de altitude, localiza-se na divisa dos municípios paulistas de Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva, e apresenta um grande número de espécies animais e vegetais, a região é um raro remanescente da Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo, apesar de ser Tombada pelo CONDEPHAAT, sua área verde sofre com as inúmeras invasões, principalmente feitas por grandes empresas do ramo imobiliário que através do seu poder econômico quase sempre conseguem "diblar" e até "modificar" as leis de proteção do meio ambiente, a "cobiça" pelo loteamente das áreas protegidas é grande pois a serra se localiza exatamente no meio do super urbanizado eixo São Paulo-Campinas considerada a primeira macrometrópole do hemisfério sul, muito próximo das congestionadas rodovias Anhaguera e Bandeirantes, para agravar mais a situação quase não existem movimentos de defesa na região, por ironia a maioria das reportagens sobre meio ambiente impressas nas grandes revistas e jornais de São Paulo e Campinas abordam muito sobre a defesa da Amazônia e do Pantanal mas infelizmente a grande maioria dos jornalistas ignoram ou esquecem totalmente a importância de salvar as florestas da sua própria região, isso me faz lembrar a célebre e sábia frase do pensador russo Liev Tolstoi que disse "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia", no caso a palavra "aldeia" esta sendo usada no sentido figurativo e significa exatamente a região onde vivemos.

O desafio

Todo o percurso desse "desafio" foi feito na Serra do Japi, em estradas de terra batida com muitas subidas e descidas, no melhor estilo "Montanha Russa", era um tal de sobe e desce que não acabava mais, do início ao fim, normalmente a qualidade do ar é muito boa graças a vegetação "que ainda resta", mas devido ao longo periodo de estiagem na região com mais de 40 dias sem chuvas, o ar e a terra das estradas estavam super secas, e todos os corredores comiam literalmente poeira pelo caminho, além da super distância, da difícil topografia e do ar seco, para aumentar as dificuldades do desafio a largada foi feita as 9 horas num dia de muito sol, resolvi consultar a lista de resultados do site oficial para fazer uma contagem precisa dos números de participantes que concluiram a prova.

5 km Feminino = 49 atletas
5 km Masculino = 51 atletas
10 km Feminino = 77 atletas
10 km Masculino = 185 atletas
50 km Feminino = 6 atletas
50 km Masculino = 57 atletas
50 km Revezamento Feminino = 3 equipes
50 km Revezamento Masculino = 12 equipes
50 km Revezamento Misto = 17 equipes

Totalizando 553 atletas que concluiram suas metas, um bom número que comprova a tendência do aumento participantes nesses tipos de prova.

Pela tabela acima podemos observar que 57 "ultramaratonistas" completaram o desafio de correr sozinho os 50 km dentro do tempo limite, incluindo eu, achei um número razoavel visto que é a primeira edição, e simultaneamente estavam ocorrendo uma maratona em Bertioga e uma ultramaratona na cidade do Rio de Janeiro, fato que dispersou potenciais participantes, não fosse isso com certeza o número de corredores "solo" com capacidade de completar a prova superaria facilmente os 120 corredores.

A Largada

Antes da largada encontrei muito corredores conhecidos, resolvi colocar algumas fotos para vocês identificarem.
Esta é a equipe Find Yourself acompanhada do seu diretor técnico Luiz Fernando Bernardi, que esta de camisa branca e de pé no meio da foto.
João Barbosa da Silva o famoso maratonista que corre sempre com seus faróis de alerta, acompanhado do seu ciclista de apoio em frente da placa colocada pela prefeitura local, com o importante aviso "Macrozona de preservação ambiental" e embaixo com outro aviso "Antes de comprar ou construir consulte a Prefeitura", essa "consulta" é que preocupa os ambientalistas.
Eu e a equipe da Contra Relógio composta por Eduardo Acácio, Antonio Colucci, Yara Achôa e Cesinha.
Esta é a equipe do Sérgio Rocha (número 142), ele é editor de arte da Contra Relógio e morador de Jundiaí.


O Percurso
Em menos de 500 metros já enfretamos...

...a primera subida...

...e e a primeira descida.

Desvio a direira para os inscritos na corrida de 5km.



Tinha muitos postos de água como esse pelo caminho.

E mais uma bela descida para treinar as coxas.

Esta é a área de chegada inscritos na corrida de 10 km.

Mais uma subida forte, mas a bela paisagem do lugar compensa o esforço.

Tinha até a imagem do Cristo Redentor para abençoar os corredores...

...para enfrentar essa autêntica "pirambeira"...

Vemos aqui um pai e filho ultramaratonistas.

Muitas paisagens como esta eram dignas de serem pintadas.

Esta subida por exemplo mostra bem o a situação do solo, estava me sentindo no sertão nordestino.

Nem os praticantes de Mountain Bike conseguiam subir peladando esse trecho.

Esta é uma prova de que as corridas mais difíceis geralmente tem as paisagens mais bonitas.

Esta corredora estava correndo um trecho de 10 km, e eu estava completando 30 km, ao tentar acompanhar o ritmo dela acabei tendo uma cãibra na coxa esquerda.

Este ultramaratonista que é bombeiro juntamente com a corredora anterior por muita gentileza me acompanharam por um trecho, nesse ponto até pensei em desistir, mas eu nunca desisti e não ia ser dessa vez, o que fiz foi diminuir o ritmo para evitar novas cãibras.


Fiz este vídeo na tentativa demonstrar a quantidade de poeira neste ponto da corrida.

Infelizmente havia muitos cortes de árvores no local, nesse ponto podemos ver um dos vários depósitos de madeiras espalhados na "MacroZona de proteção ambiental".

Finalmente chego no km 30, a placa AT3 significa que é a terceira área de transição, só falta 20 km, risos, ...tô rindo pra não chorar...

Passando poucos metros do km 30 logo encaramos mais uma baita subida, só para aquecer.

Esse ai ficou todo feliz em me alcançar, fiz uma foto dele como lembrança.

Fiz também uma foto dessa ladeira para lembrar a todos candidatos a ultramaratonistas "cross country" que treinar em terrenos irregulares não é exagero é obrigação.

Andando ou correndo não paramos de subir...

...a compensação chega através uma visão privilegiada da natureza.

A assistência médica esteve presente por todo percurso, seja de ambulância ou de moto-enfermeiros.

Mais quatro ultramaratonistas que se transformaram em meus marcadores de ritmo, hora eu andava e eles corriam, hora eu corria e eles andavam, só não queria perde-los de vista e foi assim até o fim do percurso.

Finalmente cheguei no km 40, este também foi o posto do km 10, estavamos voltando pelo caminho da ida, mais uma vez parei para me hidratar bastante e molhar o meu chapéu pela sétima vez para manter a humidade perto do rosto, é incrível mas devido ao tempo muito seco, em menos de 15 minutos ele secava totalmente.

Nessa altura do campeonato as placas de kilometragem eram colocadas a cada 5 km, logo esta placa de 8 km me indica que completei os 42 km, uma maratona, lá no fundo dois dos ex-marcadores de ritmo esses vou fotografar na chegada, Ah Muleque!!!, Ah Muleque!!!, Vamos pra frente que atrás vem gente!!!

Detalhe do solo, veja como a terra e as folhas estão bem secas.

Depois de ter registrado uma imagem que representa a estiagem me deparei com uma imagem que representa o mundo das águas no seu estado natural, nesse momento pensei, deveriam mudar aquela famosa frase popular para "Depois da seca, vem a tempestade e depois da tempestade é que vem a bonança!", a única fonte de humidade natural era mantida pelos vários riachos da mata, minha vontade era de parar para nadar neles, me sentia um beduino me deparando com um oásis no meio do deserto, é pena que essa mata corre o sério risco de desaparecer.

Aqui vemos alguns dos inúmeros "jipeiros" levantando poeira e emitindo gás carbonico, cof, cof, cof, quem sabe um dia eles mudem de idéia e começam a praticar corrida cross-country ou mountain bike nesse lugar, pois é bem menos agressivo para com a natureza.

Esta é a última placa de quilometragem antes da chegada, aproveito para molhar novamente meu chapéu e me hidratar, agora só falta 5 km.

Agora só falta 1 km, esses meus amigos dentro do carro resolveram me acompanhar e fizeram o maior buzinaço, como podemos observar no próximo vídeo.





Como é de costume, sempre quando chego sozinho, fotografo o pórtico, para registrar meu tempo.

E como não podia deixar de mostrar, aqui esta uma das minhas fotos oficiais de chegada.

Ainda tive o privilégio de fotografar a chegada de uma das várias equipes formadas pela assessoria esportiva 4any1 que treina no Parque do Ibirapuera e na USP, esses três atletas estavam partipando da categoria equipe masculina.

Ligações externas

Fotos do Green Race
Site oficial do Green Race
Artigo sobre Jundiaí
Artigo sobre a Serra do Japi
Relação das 27 maratonas e 4 ultramaratonas que participei
Meus endereços para contato

12 comentários:

  1. É isso aí Marcos Deus continue abençoando seu trabalho, e agora é rumo ao próximo desafio!
    Obs: vê se faz a barba rsrsrsrsr!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande aventura e uma bela reportagem! Parabens Pinguim!!!

    ResponderExcluir
  3. Pinguim.... prova duríssima, parabéns!!! bj

    ResponderExcluir
  4. ....PARABÉNS MARCOS....QUE AVENTURA....
    AS FOTOS E REPORTAGEM ESTÃO EXCELENTES...

    SERÁ QUE UM DIA EU CONSIGO CORRER UMA PROVA ASSIM? DEVE SER PURA ADRENALINA...

    ResponderExcluir
  5. É Pinguim não é nada fácil vc correndo e fotografando nesses 50K de muita poeira, muita natureza e com muitas subidas ingremes, vc é fera cara meus parabéns...Agora no seu curriculo só fala a Ultra de 24 horas dos Fuzileiros Navais aqui no Rio hein, as fotos, relato e vídeo estão de parabéns eu fui tentado a correr essa prova, só não fui pq foi no mesmo dia da Ultra dos FN aqui no Rio, foi uma pena, quem sabe ano que vem eu não participo desta prova...
    Mais uma vez Parabéns cara.

    Bons treinos e bons clicks.

    Bom final de semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Lindo visual, senti a mistura de cheiros da terra e do mato, incrivél esta tua aventura...
    Haja pernas !!! Tem um colega da Acrimet também nessa ultra corrida.Parabéns pelos clickrunning,sucesso sempre e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Lição de Vida - somos uma máquina perfeita, dotada de inteligência e capacidade. Ultra abçs do Ultraneneinha...Parabéns vc é diferenciado...fuiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  8. Olá Pinguim. Então estava aí pela poeira, heim! Pelo visto a distância da maratona não mais te seduz. Ultrafotógrafo, em mais de um sentido, é o que você é. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que percurso fantástico caro amigo Pinguim.
    Um dia ainda faço provas deste tipo.
    Valeu garoto.
    Parabéns.
    Ah muleke... rsrs
    Abraço e tudo de bom.



    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por mais esse desafio superado...muito legal ter documentado os 50km, fiz os 10km e não consegui imaginar como os ultra estavam sofrendo...documentário maravilhoso...

    ResponderExcluir
  11. Pinguim,
    Nessa vc se superou. Adorei seu vídeo da poeira. Só quem correu esta prova sabe da quantidade de pó que havia. O tempo estava tão seco, havia a poeira e a fuligem dos incêndios na serra. Mas a corrida foi linda, gostei muito e foi muito bom te encontrar na largada. Vc, como sempre, bem humorado, o que é fundamental para um corredor de longas distâncias.
    Volte em breve a linda Jundiaí.
    Gde Abraço
    Cesinha (equipe Contra Relógio)

    ResponderExcluir
  12. Pigua!!! Show de post... Show... Estamos pensando em montar uma equipe para este ano de 2011. Se puder me dar algumas dicas agradeço. Principalmente na parte do apoio de bike... Me manda DM no twitter ou no facebook se puder.. Abracos @Manequinho_Blog - Facebook Manequinho

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!