quarta-feira, 9 de maio de 2012

Primeira edição do K21 Arraial do Cabo

Texto e Fotos: Marcos Viana "Pinguim"
Obs.: As fotos onde apareço na largada são de autoria de Carlinhos Mengão Martins

Olá Amigos! Tive a oportunidade e o prazer de participar e de fotografar na primeira edição do K21 Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, que ocorreu nos dias 4 e 5 de maio de 2012, esta foi a primeira corrida K21 no Brasil, e é inspirado nas várias corridas que ocorrem na Argentina onde são conhecidas pelo nome de K21 Series, que são meia-maratonas trilheiras na distância de 21 km e que servem como etapas preparatórias para o famoso "K42 Patagônia", foi o argentino Juan Carlos Asef, responsável por organizar o desafiador "K42 Bombinhas" em 2010 e 2011, que resolveu em 2012 trazer as K21 séries para o Brasil, esse ano além do K21 Arraial do Cabo, vai ocorrer mais uma etapa com o nome de K21 Ilha do Mel, no estado do Paraná.

O K21 é uma meia-maratona trilheira que pode ser corrida na categoria solo ou em revezamento de duplas, que percorrem um total de 21 Km, sempre em regiões ainda muito preservadas que tem o privilégio de ter uma belíssima e variada paisagem, com muitas praias, trilhas suaves, trilhas acidentadas, estradas de terra, costões de pedra e até escadarias, ufa!!! Cansei só de falar, risos!!!.

No dia 4 houve a entrega dos kits e um simpósio técnico, no dia 5 houve a prova na parte da manhã com largada às 8 horas e no início da noite, às 18 horas, houve o encerramento do evento com a premiação e uma festa para todos os participantes.

Largada

Estava super confiante e eufórico no momento da largada dessa prova, pois havia treinando muito desde do início do ano, principalmente distâncias médias em torno de 16 a 20 km, sempre procurando correr em percursos de terra batida ou grama, e onde tivesse ladeiras para subir e descer, a maior parte fiz no entorno do meu próprio bairro, no meio da semana corria no Parque do Ceret ou no Cemitério de Vila Formosa, que é do lado da minha casa e nos fins de semana no Parque do Piqueri ou no Parque Ecológico do Tietê, todos os locais que citei tem em comum ótimos percursos de terra batida e são bem arborizados, também procurava ir para esses locais correndo ou andando, usando o princípio do "treino-transporte", minha previsão era concluir abaixo das 3 horas, incluindo as várias paradas para fotografar, nesta foto do lado esquerdo do texto aparece o corredor de número 0053, ele se chama Carlos Magno Cruz, e é do Rio de Janeiro, ele foi o campeão desta corrida na categoria individual, dai da para se ter uma ideia da minha velocidade de arranque na largada da prova.

O trânsito

O número total de corredores no momento da largada estava próximos dos 1.000, e por coincidência foi bem próximo dos 1.000 metros de corrida que aconteceu um afunilamento onde só passava um corredor de cada vez, era no final do trecho da Praia Grande onde começava uma grande subida, comparando o horário registrado na primeira foto que bati, próximo do km 1 com a foto que bati no km 2, demorei cerca de 25 minutos para completar esse quilômetro, confira nas fotos abaixo, todas as fotos que fiz do momento da largada até o final da corrida:

Cerca de 1000 corredores largaram.

Trecho de areia fofa na Praia Grande.

Ponto de afunilamento próximo do km 1.

Vista do "engarrafamento" de atletas de baixo para cima.

Muitos aproveitaram o "tempo livre", ou será "tempo preso", risos!!! para bater fotos, e eu claro também aproveitei para fotografar de todos os ângulos, risos!!!.

E muitos tentaram um caminho paralelo em vão.

Vista panorâmica da "fila indiana".

As belas paisagens

Mas a recompensa pelo tempo de espera valeu muito a pena.

Correr numa trilha gramada tendo ao lado esse belíssimo mar azul, não tem preço.

Quem teve paciência de olhar para trás teve o privilégio de ver essas belas cenas.

Até que enfim chego no Km 2, preciso tirar o atraso, hora de acelerar.

A maioria da vias do Arraial do Cabo são de paralelepípedo, um dos melhores e mais duráveis pavimentos que existe, e ainda tem a vantagem de deixar a cidade menos impermeável, diminuindo bastante os riscos contra as enchentes.

Houve um excelente abastecimento de água durante todo o percurso.

Todos nós conhecemos algum corredor que tem fobia só de ouvir falar que tal percurso esta cheio de poças d'água, alguns chegam até cancelar o treinamento por esse motivo, podemos até chamar esse tipo de "corredor Cascão", risos!!!, por favor não confundir com o "corredor Casca Grossa", risos!!!

Placa indicativa do "Parque Estadual Costa do Sol".

O Parque Estadual da Costa do Sol, criado por lei em 18 de abril de 2011, tem cerca de 9.840,90 hectares dividido em quatro setores, cada qual composto por uma ou mais áreas distintas, que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. São áreas segmentadas na Região dos Lagos que exercem um papel importante na proteção de ecossistemas, como sambaquis, dunas, restingas, lagoas e florestas.

Entrada e saída dos corredores no "Parque Estadual Costa do Sol".

Nesse tipo de corrida as vezes o trecho aparentemente mais fácil pode ser o mais perigoso, o motivo é que justamente nessas estradas de terra sem aclive ou em declive leve, aumentamos muito a velocidade, muitas dessas estradas estão repletas de pedras e galhos enterrados, as vezes por distração esquecemos isso, e as consequências do tropeço são cruéis, foi o que aconteceu comigo nesse trecho, levei um tombo cinematográfico, dessa vez cai certo, ou seja de peixinho com as duas mão para frente, e para isso tive que soltar minha câmera, resultado ela capotou umas 5 vezes, teve pilhas espalhadas por todo lado, o saldo negativo, foi ter o visor do lcd quebrado por ter batido numa pedra, por sorte não quebrou e nem riscou a lente, tive que procurar as pilhas, coloquei na câmera e para sorte minha e de vocês, risos!!! ela continuou a funcionar, afinal o show tem que continuar, risos!!!, daqui para frente as imagens foram feitas depois do tombo, como diz o ditado popular "levanta, sacode a poeira e da a volta por cima", risos!!!

Começo do trecho considerado pela maioria dos corredores como o mais perigoso.

Na minha opinião esse é o trecho mais perigoso "para os corredores mais competitivos", pois existiam muitas pedras soltas, inclusive um dos corredores não conseguiu frear por causa da alta velocidade e acabou com vários arranhões profundos nas costas, já os corredores iniciantes ou mais lentos por natureza tem a atenção ampliada nesses pontos como se vê nesta foto e dificilmente vão cair devido a velocidade.

Essa prova teve uma grande participação do sexo feminino, contrariando a ideia machista, que corridas em tilhas é só "pra cabra macho", risos!!!

Nessa imagem temos a vista panorâmica da descida e da subida de cerca de 150 metros que da acesso à "Prainhas".

Vista panorâmica de "Prainhas".

Corredores voltando de "Prainhas".

Outro ângulo dos corredores voltando de "Prainhas".

Corredores passando pelo primeiro trecho de "costões de pedra" do K21.

A simpática atitude de "bater as mãos com os moradores locais" - I.

A simpática atitude de "bater as mãos com os moradores locais" - II.

Pórtico da metade do K21 (10,5 km), local da transição das duplas e dos principais postos de abastecimento.

Posto de isotônico, quer saber a marca?, clica em cima da foto, risos!!!

Correndo entre os barcos abandonados, cuidado com os piratas!!!, risos!!!

Placa indicativa da "Trilha da Praia do Forno"

Início da "Trilha da Praia do Forno"

Mais trechos de paralelepípedo, ainda bem que já treinei muito nesse tipo de piso, principalmente no Cemitério de Vila Formosa, foi neste tipo de piso que ultrapassei o maior número de corredores, não que eu seja rápido, mas devido a maioria ficar mais lento, risos!!!, quem me viu correndo neste trecho pode comprovar.

Corredores passando pelo segundo trecho de "costões de pedra" do K21

Mais uma bela visão panorâmica das praias locais.

Corredora entrando na Companhia Nacional de Álcalis, empresa brasileira produtora de barrilha e sal, esta companhia foi criada em 1943 pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, suas atividades estão interrompidas desde 2006.

Visão panorâmica da Companhia Nacional de Álcalis.

Corredores passam por um pequeno trecho de "restinga"

Momento da minha chegada, segundo o site oficial do K21 Arraial do Cabo, conclui a prova no tempo líquido de 3h16m46s, nada mal para quem parou para bater todas fotos e parou para levar um tombo, risos!!!

Uma das várias chegadas festivas onde os corredores que já chegaram acompanham seus companheiros de equipe.

Ao lado do amigo André Tarchiani Savazoni, atual editor assistente da Revista Contra-Relógio e um dos maiores divulgadores das corridas K42 e K21 no Brasil. Ele estava feliz da vida com o aniversário da sua filha Vitória que fez 8 anos no dia da corrida.

Depois da dura corrida, nada melhor do que recuperar a musculatura na água gelada, numa das piscinas do Gugu. Risos!!! Só faltou a Luiza Ambiel participar da corrida. Risos!!!

No K21 Arraial do Cabo os amigos e corredores André Ribeiro e Laina Saurin resolveram celebrar o noivado bem no momento da chegada de ambos, ter a honra de presenciar e documentar esse momento, não tem preço!!! Desejo muita saúde, paz e felicidade ao jovem casal!!!

Momento da chegada do amigo Claudio Dundes, da equipe Baleias um dos últimos colocados do K42 Arraial do Cabo.

Outro ângulo do momento da chegada do amigo Claudio Dundes, da equipe Baleias um dos últimos colocados do K21 Arraial do Cabo, ele fez o tempo líquido de 4h52m17s, observando o logotipo da prova que contém dois "Golfinhos", chegamos a conclusão que tem tudo haver a participação de uma equipe com o nome de "Baleias" nesta prova, afinal é tudo "Cetáceo", risos!!!

Nesta foto vemos reunidos a simpática equipe Baleias, que foi criada na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, mas que tem componentes de várias partes do Brasil e também do exterior.

O campeão da categoria solo masculino foi Carlos Magno com o tempo de 1h37m56s, o segundo e o terceiro lugar ficaram para José Virginio de Morais (1h39m04s) e Paulo Roberto (1h40m45s).

A campeã da categoria solo feminina foi Rosalia de Camargo com o tempo de 2h06m15s, o segundo e o terceiro lugar ficaram para Bruna Zolini (2h07m20s) e Camile Alves (2h12m20s).

Turismo em Arraial do Cabo

Não poderia deixar de mostrar a parte turística do belíssimo município do Arraial do Cabo, principalmente sobre os passeios de barco que duram cerca de 4 horas e que nos possibilitam visualizar as mais belas paisagens da região, confiram as fotos que fiz no domingo, dia 6 de maio:

Depois de uma noite bem dormida no Hostel Marina dos Anjos, encontrei este simpático senhor, claro que contei sobre minha aventura no K21 Arraial do Cabo, como diz a sabedoria popular, "o melhor conversador é aquele que sabe ouvir", risos!!!

Esta foi a embarcação que usamos para o passaeio.

Fiquei até com vontade de ser o Capitão, risos!!!

Este é meu amigo Ricardo Teti que também correu no K21 Arraial do Cabo, ele aproveitou o dia ensolarado, sem ventos e de mar tranquilo para dar uns mergulhos.

Na praia encontramos vários amigos que estavam em outros barcos e que também correram no K21 Arraial do Cabo.

Voltando para a embarcação principal.

Esta foto é perfeita para servir de capa de álbum do passeio.

Esta é a famosa gruta azul do Arraial do Cabo.

E esta é famosa fenda de Nossa Senhora de Assunção, onde se localiza a imagem da santa ao centro.

Este é o bote que nos transporta do barco para o litoral e vice-versa.

Indo para "Ilha do Farol".

Vista da famosa Figueira Centenária da Ilha do Faról - I.

Vista da famosa Figueira Centenária da Ilha do Faról - II.

Um passeio de barco que valeu muito a pena, muitas fotos, novos amigos e boas lembranças.

Fomos comemorar o belo domingo que tivemos no "Boteco do Português" onde é servido um dos melhores "bolinhos de bacalhau" e uma das melhores "pataniscas de bacalhau" do estado do Rio de Janeiro, na foto eu, o "Portuga", Ricardo Teti e o "Atacama", nós apelidamos ele com esse nome pois ele foi o primeiro campeão do Mountain Do Atacama, a primeira maratona que ocorreu no Deserto do Atacama.

Este boteco esta do jeito que o Pinguim gosta, um bom vinho, bolinhos e pataniscas de bacalhau e uma boa conversa de pescador, risos!!!

Tudo isso que fiz nesse inesquecível fim de semana, faria de novo e por puro prazer, na esperança de ver um grande crescimento de corridas no meio da natureza, pois tenho a consciência da necessidade que o ser humano tem "de vez em quando para uns" e "de várias vezes para outros", de "fugir" do mundo do asfalto, dos shopping centers, dos programas "repetitivos ou não" das TVs a cabo e da própria internet, e voltar a ter contato com os pisos irregulares, com a terra seca ou molhada, com as pedras, com a vegetação baixa ou alta, com a brisa do mar e com tudo mais que a natureza pode nos proporcionar. Afinal os antepassados de todos os povos da humanidade viveram nesse ambiente por milhões de anos, portanto chego a conclusão que as corridas rústicas e trilheiras afloram todos os nossos instintos ancestrais. Um grande abraço!!!

Ligações externas

Artigo sobre a cidade de Arraial do Cabo
Parque Estadual da Costa do Sol torna-se finalmente uma realidade (artigo que esclarece a importância desse parque para os habitantes da região e também para os turistas)
Artigo sobre o Parque Estadual da Costa do Sol
Site oficial do K21 Arraial do Cabo
Site oficial do K21 Ilha do Mel
Site oficial do K21 Series da Argentina
Meus endereços para contato

46 comentários:

  1. Pinguim, parabéns pela prova e pelo post!! Eu e a Laina ficamos muito felizes de ser citados no seu relato! Realmente este K21 vai ficar na nossa história!! Abraços!!
    André Ribeiro e Laina Saurin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Andre! Fiquei muito feliz e honrado por ter tido a possibilidade de registrar esse momento tão especial na vida de vocês. Desejo saúde e paz para você e a Laina e que sejam felizes para sempre!!! Um abraço do tamanho do Brasil!!!

      Excluir
  2. Pinguim, beleza de relato! E as fotos estão espetaculares! Prazer te ver naquelas terras! Abraços Baleias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo! Legal saber que gostou, o prazer foi todo meu em te ver e em te fotografar, nos vemos pelas corridas, de preferência no meio da natureza. Um abraço do tamanho da Baleia Azul!!!

      Excluir
  3. Bacana, Pinguim! Parabéns pela participação e cobertura. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio! Fiquei muito feliz em receber seu elogio, saiba que te considero um dos blogueiros mais atuantes e experientes do mundo das corridas, seu comentário é uma boa prova que estou fazendo um bom trabalho e estou no caminho certo. Nos vemos pelas corridas de preferência fora das grandes capitais. Um abraço do tamanho do interior do Brasil!!!

      Excluir
  4. Aqui é o amigo Claudio Dundes.
    As fotos estão um regalo para o olhos. Lindas demais. Obrigado pela citação e carinho com os Baleias. E nos vemos na próxima edição na qual eu chegarei mais em forma!!!!!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claudio! Agradeço sua mensagem, gostei de saber que as fotos estão sendo um "regalo para os olhos", foi justamente essa minha intenção durante a corrida, captar o maior número possível de paisagens "com os participantes inscritos na corrida", quero fazer o leitor que está na frente do computador se imaginando correndo nesse lugar. Você é um dos melhores exemplos de que "querer é poder" e que "o melhor da viagem não é a chegada e sim o caminho" e você foi o que mais aproveitou, parabéns!!! Um abraço do tamanho da Baleia Azul!!!

      Excluir
  5. Pinguim, parabéns pelo seu relato. As fotos estão maravilhosas e que delícia esse seu passeio em Arraial hein? Um grande abraço, Família K42

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bombinhas Adventure Runners!!! Quero dizer para vocês um "Muito obrigado", um "Muchas gracias" e um "Thank you very much", se pudesse dizia em todos os idiomas, para expressar a minha gratidão e a grande consideração que tenho por vocês, a ajuda e a atenção de vocês foi fundamental para eu poder fazer meu trabalho tranquilamente no K21 Arraial do Cabo e nos dois K42 de Bombinhas, saibam que o meu maior sonho é poder fazer esse meu "super trabalho" em todas as séries do K21 no Brasil e também da Argentina, e em todos os K42 que existirem nesse mundo. Saibam que durante o passeio fiquei na esperança de encontrar vocês pelo caminho, ano que vem aconselho vocês fazerem uma corrida infantil na manhã do domingo, para que os corredores e suas famílias curtam a cidade nesse dia também. Um abraço do tamanho da América do Sul!!!

      Excluir
  6. Parabens Pinguim!

    Ano que vem espero colocar essa etapa no meu calendario.


    forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu El Kabong! Agradeço sua mensagem, esse seu comentário me fez lembrar da música do Geraldo Vandré, "vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer", lembra??? Então coloca hoje mesmo no seu calendário, risos!!! Te espero ano que vem lá no K21 Arraial do Cabo 2013. Um grande abraço!!!

      Excluir
  7. Detonou Pinguim, classe A sua matéria, gostei de saber que vai rolar K21 na Ilha do Mel...Ahuuuuuuuuuuuuuu Parabéns guerreiro, d+ !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Joka!!! Valeu mano veio!!!, achei muito da hora o seu comentário. Não tenho mais palavras para explicar a emoção em participar dessa prova, por isso uso as palavras do grande pensador Sergio Malandro, ele sim tem as palavras certas, se ele participasse com certeza ele diria "Glu Glu Yeah Yeah!!! risos!!! Um abraço do tamanho do Brasil!!!

      Excluir
  8. Olá Pinguim, achei muito bacana o seu documentário sobre a corrida K21 Arraial do Cabo.Parabéns,
    Rosana Rocha
    Curitiba/Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rosana! Muito obrigado pelo seu comentário, legal saber que você é de Curitiba, você esta pertinho da Ilha do Mel, local da próxima etapa, espero te ver por lá. Um grande abraço!!!

      Excluir
  9. Pinguim parabéns! Parabéns! Parabéns! Que delicia de corrida! Vc me fez correr junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rosana! Valeu pelo comentário, quando você disse "delícia de corrida" lembrei da música "Era uma vez" do cantor e compositor Toquinho, pois na letra diz que existia um lugar com sabor, confira a letra da música:

      Era uma vez / Um lugarzinho no meio do nada / Com sabor de chocolate / E cheiro de terra molhada...
      Era uma vez / A riqueza contra a simplicidade / Uma mostrando prá outra / Quem dava mais felicidade...
      Prá gente ser feliz / Tem que cultivar as nossas amizades / Os amigos de verdade
      Prá gente ser feliz / Tem que mergulhar na própria fantasia / Na nossa liberdade...

      O mais legal é foi perceber que essa música combina com os lugares escolhidos pelos organizadores das series do K21 e do K42, pode até servir de hino, risos!!! Agradeço você Rosana por ter ativado meu pensamento em direção à essa conclusão.

      Um abraço do tamanho da Lua!!!

      Excluir
  10. Show esse relato Pinguim!! Me imaginei lá em cada relato que vc fez, dá vontade de participar correndo dessa prova...rsrs mais uma vez de parabéns como em todas matérias que vc divulga!! Sou sua fã!! Um abração e sorte sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Patricia! Seu comentário também foi show, você acabou de confirmar o que respondi para o amigo Claudio Dundes, nessa mesma postagem, eu disse para ele "quero fazer o leitor que está na frente do computador se imaginando correndo nesse lugar", nos vemos pelas corridas. Um grande abraço!!!

      Excluir
  11. Parabéns Pinguim, ótimo texto e como sempre lindas fotos. O lugar parece ser maravilhoso. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliveira! Agradeço seu comentário, legal saber que você gostou do texto e das fotos, quanto ao lugar você disse que "parece maravilhoso", pois posso afirmar que toda a região "é maravilhosa", até agora não sei porque não vim aqui antes, pois é muito perto da cidade do Rio de Janeiro, à apenas 158 km. Um grande abraço!!!

      Excluir
  12. Caro Pinguim, muito legal o relato da sua experiência. Belas fotos e um cenário realmente de tirar o fôlego. Parabéns pelas boas coisas que você tem nos oferecido através do seu blog.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Edu! Muito obrigado pelo seu comentário, tudo isso que fiz nesse inesquecível fim de semana, faria de novo e por puro prazer, na esperança de ver um grande crescimento de corridas no meio da natureza, pois tenho a consciência da necessidade que o ser humano tem "de vez em quando para uns" e "de várias vezes para outros", de "fugir" do mundo do asfalto, dos shopping centers, dos programas "repetitivos ou não" das TVs a cabo e da própria internet, e voltar a ter contato com os pisos irregulares, com a terra seca ou molhada, com as pedras, com a vegetação baixa ou alta, com a brisa do mar e com tudo mais que a natureza pode nos proporcionar. Afinal os antepassados de todos os povos da humanidade viveram nesse ambiente por milhões de anos, portanto chego a conclusão que as corridas rústicas e trilheiras afloram todos os nossos instintos ancestrais. Um grande abraço!!!

      Excluir
  13. Fantástico o texto e as belas paisagens e fotos, MEUS PARABÉNS!!
    Neste mundo descobrimos que sucesso começa com a vontade de
    uma pessoa, Por isso lhe admiro! continue assim amigo.
    "A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem" (Tommy Lasorda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo do "Meu Jornal"!!! Muito obrigado pelas belas palavras, e pela brilhante frase de Tommy Lasorda, outra frase relacionada ao sucesso que gosto muito de dizer é a do grande estadista britânico Winston Churchill, que foi primeiro-ministro do Reino Unido por duas vezes e o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura, ele disse "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo", para ter chegado onde ele chegou com certeza ele deve ter fracassado várias vezes, por isso não podemos desistir "pois depois da tempestade vem a bonança". Um grande abraço!!!

      Excluir
  14. Parabéns Pinguim um belo relato. Nossa, uma prova com vistas maravilhosas como essas até parece fácil.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Haudrey! Muito obrigado pelo seu comentário, a beleza do lugar ajuda muito a esquecermos as dificuldades de uma prova dura como essa, mas não posso negar que temos uma grande necessidade de se fazer um treino de adaptação em percursos irregulares, esse é um grande problema para os corredores que vivem em áreas densamente urbanizadas, eu por exemplo moro numa região cercado de bairros residenciais com grande variação de relevo, por isso procuro aproveitar o máximo desse "privilégio", risos!!!, correndo nas ruas mais inclinadas, porém todas são pavimentadas, faltou a terra batida, a solução que encontrei, foi correr nos parques e cemitérios, risos!!! que tenham pistas de terra batida. Um grande abraço!!!

      Excluir
  15. Super Pinguim, as fotos me deixaram com vontade de voltar lá e fazer tudo de novo! Eu tb. escreví um relato sobre minha experiência no Arraial. Sintetizo assim: - os 42kms no Desesrto do Atacama foram os mais lindos, os 21kms no Arraial do cabo, os mais difíceis...É uma alegria encontar com vc. nas provas, correr e ser fotografada. O sua narrativa está excelente e vou compartilhar para que a gauchada aqui possa ler tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!!! Legal saber que você "ficou com vontade de voltar lá e de fazer tudo de novo" por causa do meu artigo, esse é o verdadeiro objetivo a que ele se propõe, fazer com que todos que leram essa matéria fiquem com muita vontade de participar da próxima etapa do K21 ou de qualquer outra corrida no meio da natureza, aproveito para mandar um grande abraço para a "gauchada" e que lamento que o Mountain Do Canela foi no mesmo dia, é uma outra belíssima prova que tem o mesmo estilo do K21 e é quase na mesma distância, no caso 18 km, se fosse em outra semana com certeza estaria ai no Rio Grande do Sul fotografando vocês, sinceramente espero que no ano que vem não aconteça de as duas provas serem no mesmo dia, assim vai ser melhor para todos os corredores que amam correr no meio da natureza. Um grande abraço!!!

      Excluir
  16. Muito obrigado por compartilhar. Um relato minucioso de todas as dificuldades enfrentadas pelos atletas em uma prova dessa natureza, o que sem dúvida alguma facilitará a adesão de corredores que ainda resistem em participar de uma meia-maratona trilheira. Parabéns pela participação, pelo relato e pelas belíssimas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Nilo! Fiquei feliz com seu comentário, ano que vem completo 10 anos da minha primeira participação em uma corrida trilheira, pois foi no dia 30 de março de 2003, que corri fotografando a "3ª Maratona Trilheira de Ribeirão Pires", organizada até hoje pelo Rotary Club, naquele ano já corria fotografando e inclusive, esta prova foi matéria de capa na Revista Contra Relógio nº 116, da edição de Maio de 2003, e todas as fotos são de minha autoria, portanto venho há bastante tempo estimular as pessoas para correrem nesse tipo de corrida, já adquiri muita experiência para poder passar para os leitores, mas tenho muito a aprender pois nesse tipo de corrida cada percurso é uma novidade. Um grande abraço!!!

      Excluir
  17. Fala Pinguim! Muito bom ter vc compartilhando suas impressoes, seus clics das provas por onde se embrenha! com certeza, que esteve por la, fica se deliciando em reler e rever um lugar tao lindo! e quem nao foi, se assanha para a proxima edicao! Espero que esteja em Bombinhas na ediçao do K42! Nem que seja sapeando, meus planos sao de estar por la e se Deus quiser, quem sabe voltando no percurso menor, pra matar a vontade de participar desta que faz parte das provas mais belas na nossa terrinha! Valew!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Susi! Agradeço seu comentário, gostei muito da parte que você disse "com certeza, quem esteve por la, fica se deliciando em reler e rever um lugar tao lindo! e quem nao foi, se assanha para a proxima edição!", esse é exatamente o "espírito da matéria", veja bem "matéria" no significado de "artigo" e não de um "corpo físico", como se diz no espiritismo, risos!!! Espero lhe encontrar no K42 de Bombinhas e também lá na tua cidade, na Maratona de Londrina. Um abraço do tamanho do Paraná!!!

      Excluir
  18. ele é simplesmente o melhor fotógrafo MARATONISTA!!!!
    GRANDE Marcos Viana Pinguim... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Web Tot@al!!!

      Muito obrigado pelo seu elogio, fiquei feliz em saber que você é um grande admirador do meu trabalho, mais uma bom motivo para continuar me aprimorando nele. Nos vemos pelas corridas. Um grande abraço!!!

      Excluir
  19. O Superpinguim e suas Superfotos!!!
    Só mesmo correndo todo o percurso com uma câmera na mão e um olhar fotográfico sutil para obter essas imagens fantásticas!!!! Difícil ver as fotos e não querer voltar e fazer tudo de novo!hehe Ou pra quem não participou estar nessa 'delícia de corrida'rsr
    O passei de escuna então, maravilhoso! Conhecer e ter a companhia agradável dos feras das maratonas! Grande fim de semana no Arraial!
    Farei o possível pra estar no K21 da Ilha, se não der nos vemos no K42 Bombinhas!
    Abração, brother!
    Atacama rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Atacama! Foi um prazer conhecer você lá no Arraial do Cabo, a gente deu muita risada, espero encontrar você em várias corridas, principalmente as que tem o percurso no meio da natureza, e claro também quero correr no Deserto do Atacama ano que vem. Um grande abraço!!!

      Excluir
  20. Pinguim, parabéns!
    Que bom que gostou do evento K21 em Arraial do Cabo. Na Argentina, o circuito do K21 se espalha em diversos locais e espero que aqui no Brasil ocorra o mesmo, pois temos diversas cidades bonitas e de índice técnico para os percursos.
    Quando vier ao Rio de novo, não esqueça de nos contatar para um treino nos locais mais lindos da Cidade Maravilhosa. A Equipe Pé carioca te acolherá de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Carlos! Muito obrigado pelo convite, espero voltar em breve no estado do Rio de Janeiro, além do K21 Arraial do Cabo, já corri nas principais provas do seu estado, na cidade do Rio de Janeiro corri na Meia-Maratona do Rio (Yescom) e na Maratona do Rio (Spiridon), em Nova Friburgo completei minha primeira ultramaratona de 50 km em 5h12m, em Paraty corri na Mini-Maratona de Paraty de 18 km todas fotografando é claro. Nos vemos pelas corridas cariocas e fluminenses. Um grande abraço!!!

      Excluir
  21. Dá para entender o seu entusiasmo e euforia, Pinguim. Que maravilha de corrida trilheira.Seu relato me transporta para lá deixando a impressão de que eu também participei.Obrigada pela oportunidade de conhecer com essa riqueza de detalhes e informações.Parabéns, por mais esse trabalho lind.lindo...valeu.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amiga! Agradeço sua mensagem, adorei quando você disse:
      "Seu relato me transporta para lá deixando a impressão de que eu também participei", pois esse é o principal objetivo dos meus artigos, fazer com que todos que lerem minhas matérias fiquem com muita vontade de participar da próxima etapa. Nos vemos pelas corridas. Fiquei sem saber seu nome, depois você me avisa. Um grande abraço!!!

      Excluir
  22. Olá Pinguim, ler os seus relatos é uma verdadeira aula de história, e ver as fotos é como se estivéssemos vivenciando esse momento, (apesar de ainda não ter condições de correr uma prova dura dessas)admiro muito o seu preparo físico e seu senso de humor ao mesmo tempo em que tem a sensibilidade de registrar a corrida vista por tão variados ângulos, descrevendo com precisão cada trecho. Muito legal tudo isso, parabéns por mais esse trabalho bem feito. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Corredora Hen! Muito obrigado pela sua mensagem, achei legal quando você disse: "ler os seus relatos é uma verdadeira aula de história, e ver as fotos é como se estivéssemos vivenciando esse momento", pois essa é minha intenção, sempre procuro trazer os leitores para dentro da aventura, fazendo todos "viajar" e "participar" pelo pensamento. Um abraço do tamanho da sua imaginação!!!

      Excluir
  23. Pinguim!!!

    parabéns!!!
    pela sua participação nesse desafio lindo, pelas fotos sempre maravilhosas!!!

    fico muito feliz com esse carinho que você tem com nossa equipe:)
    Baleias, Pinguins, Golfinhos.... tudo combina:)

    e tu é forte, hein!
    fico admirada de você correr esses desafios osso duro de roer carregando a câmera na mão e ainda mantendo a sensibilidade pra registrar tantos momentos incríveis!

    mal posso esperar pela K42!

    parabéns!!!

    um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Elis!!! Agradeço sua mensagem, a Equipe Baleias é uma das equipes mais unidas e simpáticas que já conheci, foi uma grande companheira no K21 Arraial do Cabo e também na minha primeira maratona internacional que fiz em Assunção, capital do Paraguai em 2010, espero encontra-los em todas as corridas, por muitos e muitos anos. Um abraço do tamanho da Baleia Azul!!!

      Excluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!