sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comemoração da minha 10ª Maratona Internacional de São Paulo

Olá Amigos!

No dia 17 de junho, na XVIII Maratona Internacional de São Paulo, completei minha 37ª maratona de 42km e a minha 10ª Maratona Internacional de São Paulo.

Corri todo o percurso da Maratona Internacional de São Paulo nos anos de 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2007, 2008, 2010, 2011e 2012, fora os outros anos que apesar de não correr todo o percurso, acabei fotografando mais da metade dele.

Meu melhor tempo sem a câmera fotográfica é 3:41:58 na 7ª Maratona Internacional de São Paulo (2001).
Meu melhor tempo com a câmera fotográfica é 3:57:16 na 13ª Maratona Internacional de São Paulo(2007).

Como sempre registrei tudo que pude do início, meio e fim da prova.

Eu estive no no pilar da ponte estaiada bem antes do tiro de largada, no momento que deu a largada só estava eu, o Shibuya e a amiga dele, depois de uns 15 minutos chegou o Tião Moreira, fiquei do horário de largada até as 8:55 para fotografar as fotos panorâmicas de largada e aquelas formações super legais de corredores correndo na ponte e corredores correndo embaixo da ponte, que só é possível fotografar depois de uns 20 minutos de espera. Só depois de fotografar tudo isso eu fui correndo para o tapete do pórtico de largada e começei a correr, um fotógrafo de um site argentino me fotografou no exato momento que passei pelo pórtico, eu passei nesse tapete as 9 horas, meu número de peito foi o 5938.
Maratona Internacional de São Paulo 2011

Maratona Internacional de São Paulo 2012 (Foto: Tião Moreira)


Inclusive fiquei até o final, e registrei a chegada do maratonista que foi o último colocado da XVIII Maratona Internacional de São Paulo, eu não sei o nome dele, mas o número de peito é 9290.

Essa não é a primeira vez que fico do início da prova (fotografando no Pilar da Ponte Estaiada) até a chegada do último corredor, em 2011 registrei a chegada do maratonista Gentil de Faria, que foi o último colocado da XVII Maratona Internacional de São Paulo


Tanto o corredor número 9290 como o Sr. Gentil foram "gentilmente" bem recebidos por todos os colaboradores da Yescom, provando que todos os atletas do primeiro ao último colocado receberam a devida atenção.

Principais trabalhos fotográficos sobre a Maratona de São Paulo

Ano de 2011

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição 214 (páginas 8 e 9)

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição 214 (páginas 24 e 25)

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição 214 (página 25)

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição 214 (página 28)


Ano de 2009

Foto publicada na Capa do Caderno de Resultados da Revista Contra Relógio, edição 190 (Julho de 2009)


Ano de 2007

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição de Maio de 2007


Ano de 2006
Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição de Maio de 2006

Foto publicada na Revista Contra Relógio, edição de Maio de 2006


Ano de 2005

Foto publicada na Capa da Revista Contra Relógio, edição 140 (Maio de 2005)


Relação do número de maratonas e ultramaratonas que completei por ano, pensando bem até que fiz um aumento bem conservador no número de maratonas por ano (se comparado com maratonistas que correm várias já no primeiro ano de participação de maratonas).
--------------------------------------------------
Ano Maratonas Ultramaratonas
--------------------------------------------------
1995 2 -
1996 1 -
1999 1 -
2000 1 -
2001 2 -
2004 2 -
2005 2 -
2007 3 -
2008 4 -
2009 4 2
2010 6 2
2011 8 1
2012 1 1
--------------------------------------------------
Total 37 6

Ligações externas

Artigo sobre a cidade de São Paulo
Artigo sobre o estado de São Paulo
Artigo sobre Ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida popularmente como "Ponte Estaiada" (atual local da Largada da Maratona de São Paulo)
Artigo sobre o Parque do Ibirapuera (atual local da Chegada da Maratona de São Paulo)
Site oficial da Maratona de São Paulo
Relação de todas as maratonas e ultramaratonas que participei
Meus endereços para contato

14 comentários:

  1. Maravilhosas as coberturas jornalísticas que você faz para todas as provas!Sensacionais os vídeos!Você é a inspiração para muitos , pois além de correr fotografa e filma!Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rosana! Agradeço sua mensagem, legal saber que admira e valoriza o meu trabalho, mais um bom motivo para continuar seguindo esse caminho, procurando melhorar sempre. Um grande abraço!!!

      Excluir
  2. Grande Pinguim,
    Parabéns quando te vi na ponte pensei que ia só ficar nas fotos, caramba...show de bola legal. Continue relatando suas aventuras. Parabéns por mais uma e veja lá na suas fotos se vc conseguiu registrar eu gritando lá da ponte rs.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre! Muito obrigado pela sua antenção, fiquei feliz em saber que você gosta dos meus artigos, creio que você foi registrado pela minha lente, no meio da multidão, nos vemos pelas corridas desse Brasil. Um grande abraço!!!

      Excluir
  3. Parabens, Pinguim, pelo belo trabalho, pela simpatia e pela amizade que voce sempre demonstrou . Espero encontra-lo em tantas outras provas. Apesar das ameacas, nenhum Pinguim esta em extincao, muito menos o Super-Pinguim. Tambem, correndo desse jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ivo Cantor! Muito obrigado pela sua atenção, legal saber que transmito sentimentos de simpatia e de amizade, espero continuar dessa maneira por toda e eternidade. Espero encontra-lo mais vezes nas maratonas brasileiras, já te convidando para as Maratonas de Bombinhas, Blumenau e Londrina, espero correr todas elas.
      Um grande abraço!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Valeu José Amâncio! Agradeço sua mensagem! Faço questão de parabenizar todos vocês que participam das maratonas, "principalmente das brasileiras", pois vocês fazem o verdadeiro show, sem a participação de vocês, só fotografaria imagens de pontes e avenidas vazias. Um grande abraço!!!

      Excluir
  5. Parabéns Pinguim, como sempre, muito bom!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabio! Muito obrigado pela sua mensagem! Fiquei feliz em saber que gosta sempre de ler os meus artigos. Nos vemos pelas maratonas desse Brasil!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  6. Parabéns pelo curriculum. Seus tempos com e sem a câmera são muito próximos, o que mostra grande habilidade c sua ferramenta de trabalho.

    Boa prova! E quem sabe, até Rio 2014...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Daniel! Muito obrigado pelo seu interessante comentário, já tinha pensado nisso, realmente consegui me adaptar muito bem no manuseio da minha câmera fotográfica durante a corrida, inclusive quando crio o objetivo de fotografar algum amigo que está a poucos metros na minha frente acabo correndo mais rápido, afinal será um pequeno sprint que além de me posicionar melhor na corrida pode gerar renda na venda da foto. Um grande abraço!!!

      Excluir
  7. blog excelente!

    vai ver vc deve ter tirado foto minha esses anos todos e nem to sabendo. Vou começar a procurar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo!!! Ou melhor soldado 944!!!

      Muito obrigado pelo seu comentário!!! Acabei de ler alguns textos do seu criativo e interessante Blog e gostei muito de tudo que disse, você realmente tem uma história exemplar, e já tem grandes conquistas, copiei aqui suas grandes atuações de 2014, os desafiadores K42 Ubatuba e o K21 Serra da Mantiqueira, pois recordar é viver!!!

      27/set/14 = K21 Serra da Mantiqueira - 1º COLOCADO GERAL - VITÓRIA ABSOLUTA - 21km
      30/ago/14 = K42 Ubatuba - 4º colocado GERAL 42 km

      Quando tiver mais tempo vou comentar nas suas postagens, e te ajudar de uma forma ou outra, te indicando patrocinadores, quem sabe um dia possa te patrocinar ou vice-versa!!! Pois o mundo da voltas!!!

      Um forte abraço!!!

      Excluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!