sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Correndo na cidade mais alemã do Brasil

Texto e Fotos: Marcos Viana "Pinguim"

No dia 28 de Outubro de 2012 fotografei e completei a 5ª Meia Maratona de Pomerode, no estado de Santa Catarina, esta cidade é considerada "a mais alemã do Brasil", por isso fiz questão de fazer muitas fotos antes, durante e depois da corrida para comprovar que ela faz juz à fama que tem.

É a segunda vez que fotografo e corro essa prova, a primeira vez foi no dia 30 de Outubro de 2011.

Véspera da prova

Em 2011 eu fiz a viagem de ida e volta de São Paulo para Santa Catariana de avião, mas em 2012 resolvi ir de ônibus.


Eu dentro do ônibus da Viação Catarinense viajando para Santa Catarina.


Este é o ônibus que viajei.

Dessa vez a data da corrida coincidiu com a Oktoberfest de Blumenal que é uma cidade vizinha localizada à 26 km de Pomerode.


Este é um dos anúncios localizados na rodoviária de Blumenau.


Neste outro anúncio o destaque é a frase "A festa alemã mais esperada das Américas".


Nesta foto bem que tentei alinhar, mas ele deu sorte de descobrir, risos!!!.


O mais legal é saber que tem pernas para todos os estilos e gostos, risos!!!


Já esta foto eu fiz logo após entrar no Pavilhão de Eventos de Pomerode.


Este é o restaurante Schroeder de Pomerode, que escolhi para tomar o café da manhã.


Tomei café com leite e comi o tradicional "Heringsbrot" (Pão com ovo e sardinha).


Felizmente ainda se pode morar com muita segurança, conforto e cercado de muita natureza em Pomerode, pena que nas grandes cidades brasileiras temos cada vez menos verde e mais concreto.


Estas são amigas corredoras curtindo um bom chopp e as várias fotos que fiz pelas várias cidades do Brasil.


Entrada do Pavilhão de Eventos de Pomerode, a palavra alemã "Willkommen" significa Bem Vindos.



Este é o tapete vermelho de chegada enfeitado com plantas, uma tradição que começou na Maratona de Blumenau e que a organização da Meia Maratona de Pomerode fez questão de continuar.


Esta é a camisa oficial na Meia Maratona de Pomerode de 2011, a primeira edição que eu participei.


O baú deste caminhão foi adaptado como moradia, esse veículo percence a um alemão que está dando a volta ao mundo.


Na parte frontal deste caminhão tem uma "Bandeira Federal da Alemanha", a diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. (Fonte Wikipédia, artigo: Bandeira da Alemanha).


Fila da entrega de Kits dentro do Pavilhão de Eventos de Pomerode.


Esta é a camisa oficial na Meia Maratona de Pomerode de 2012.


Depois de pegar meu kit resolvi dar mais um passeio pela ainda bucólica cidade de Pomerode e aproveitei para fotografar seus moradores utilizando um dos mais saudáveis e ecológicos meios de transporte já inventado, a bicicleta.

Como podemos reparar é raro ver veículos motorizados nas ruas, o que é muito bom pois proporciona uma melhor qualidade do ar e uma menor poluição sonora.


Atrás do Portal Turístico Sul de Pomerode tem uma bela choperia da Schornstein, passando por lá não resisti e resolvi tomar uns canecos do delicioso e refrescante chopp.


O chopp Schornstein representa bem a tradição alemã na fabricação de cervejas de alta qualidade, ele tem um aspecto mais consistente e cremoso e um levíssimo amargor no sabor.


Nada mais bucólico que um passeio de Carruagem, nesta tranquila cidade "enquando a Carruagem passa os cães abanam o rabo", risos!!!


Este é o Portal Turístico Sul de Pomerode (não confundir com o Portal Wolfgang Weege, que fica no norte da cidade)

O Portal Turístico Sul é o principal símbolo da cidade, ele foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas.

Além de conhecer mais sobre o município, no Portal Sul é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães, comprar artesanato local ou ainda alugar uma bicicleta para passear pelas ruas da cidade. (Fonte: Site oficial de Pomerode - www.pomerode.sc.gov.br)


Para quem como eu gosta de admirar e de viver em grandes casas "com grandes quintais" a cidade de Pomerode é ideal, infelizmente esse tipo de moradia está se extinguindo nas grandes cidades brasileiras, esses tipos de terreno são o principal alvo da especulação imobiliária que geralmente só consegue ver lucro e vantagem na construção de altos edifícios que por sua vez são a principal "causa" dos indesejados "efeitos" como concentração de veículos, lentidão no trânsito, diminuição de áreas verdes para construção de mais estacionamentos, poluição atmosférica e sonora, maiores riscos de acidentes de trânsito e atropelamentos, falta de luz natural, etc, etc...


Eu com os bailarinos de dança típica alemã.


Bailarinos de dança típica alemã.


Eu, o professor Carlos Duarte (fundador e diretor da Eco Floripa Eventos Esportivos), o fotógrafo Tião Moreira e a professora Maria de Fátima.

Danças Típicas Alemãs


Esta é uma apresentação da Dança Típica Alemã, reparem que os bailarinos estavam usando meias de compressão e com essas bermudas já estavam prontos para correr, risos!!!


Esta é uma apresentação da Dança Típica Alemã com a participação do público.


Esta é uma apresentação da Dança Típica Alemã em Camera Lenta para facilitar o aprendendizado dos movimentos. (este vídeo não contém som)

Dia da prova


Antes da prova todos os corredores tiveram o direito de saborear um delicioso e saudável café da manhã que aconteceu no Pavilhão de Eventos de Pomerode.


O café da manhã teve muita variação de alimentos e bebidas, não devendo nada em comparação ao servido nos melhores hoteis.


Além de todos os atletas serem servidos com um café da manhã com qualidade, todos tiveram a oportunidade de fazer novas amizades e rever velhos amigos.


Bem diferente das gigantescas corridas com várias barracas de assessoria, onde geralmente cada grupo evita de se misturar com o outro, o café da manhã de Pomerode foi democrático e aglutinador, possibilitando aproximar corredores de diversas camadas sociais.


Este foi o material que veio no Kit da Prova.


Uma das várias equipes de corredores junto ao Portal Turístico Sul de Pomerode.


Este é o Marcelo Jacoto, um dos mais viajados corredores do Brasil.


Este é o professor Carlos Duarte, o criador e organizador do Revezamento Volta à Ilha, do Desafio Praias e Trilhas e do Desafrio Urubici.


O atleta Robson Caetano foi o padrinho da 5ª Meia Maratona de Pomerode, ele teve o privilégio de apertar a buzina de largada.


E finalmente chegamos ao momento de largada.


Sem dúvida a largada é um dos momentos mais esperados e emocionantes da prova.


Nesta foto vemos novamente o professor Carlos Duarte, dessa vez praticando uma das atividades que mais gosta.


Esta cena dos corredores passando pelo Portal Turístico Sul de Pomerode já se transformou no símbolo da prova, inclusive foi feito um desenho baseado numa cena parecida que foi estampado nas camisas oficiais da prova de 2011.


Esta é sem dúvida uma das mais bonitas meia maratonas de Santa Catariana.


Nesta foto aparecem correndo meus amigos Geraldo Oliveira Junior, Kodama Toshimassa e Carlos Yugi Shibuya, todos eles vieram de São Paulo para prestigiar a prova e curtir a cidade de Pomerode.






Este é o meu amigo Marcelo Jacoto correndo com uma criativa fantasia de "Homem-Chopp", risos!!!


E este é o meu amigo Sergio Roberto Garpelli que resolveu comemorar o nascimento do seu primeiro filho correndo, o nome do filho dele é Anizio.


Eu e o amigo Sergio Roberto Garpelli resolvemos brindar a vida, a corrida e o nascimento do Anizio alí mesmo durante a corrida.


Todos os participantes da Meia Maratona de Pomerode tiveram o direito de tomar chopp a vontade "durante a prova".


Se William Shakespeare estivesse participando dessa corrida com certeza ele citaria a frase "Beber ou não beber, eis a questão", risos!!!


Finalmente voltei a correr e fotografar uma meia maratona concluindo com folga abaixo de 2 horas (e no tempo bruto), nada mal para quem parou várias vezes durante o percurso para bater fotos e para tomar chopp, risos!!!



Olha aí de novo o amigão Sergio Roberto Garpelli celebrando a chegada e o nascimento do seu filho Anizio.


Este resolveu celebrar a chegada com sua filha.



Esta é a chegada do amigo Raul Cardoso (de uniforme preto), o criador e organizador da lendária Maratona de Blumenau.



Esta é a chegada do meu amigo Carlos Yugi Shibuya.




Nesta foto, eu, Luiz Celso de Medeiros, o homem que tem 100 maratonas no currículo, "todas a sério" (eu tenho 47 "muitas dando risada", risos!!!), Sergio Roberto Garpelli, Raul Cardoso (o criador e organizador da lendária Maratona de Blumenau) e um simpatizante da turma que não cheguei a conhecer.


A galera estava em massa no Pavilhão de Eventos de Pomerode para assistir toda a premiação dos mais rápidos corredores da 5ª Meia Maratona de Pomerode.


E o grande Raul Cardoso estava entre a plateia para prestigiar e torcer pelo sucesso do evento.


Todos que subiram no podium tiveram direito de tomar 1 metro de chopp, uma maneira prática para ficar "alto", risos!!!


O grande campeão e padrinho da prova Robson Caetano fez questão de participar de toda a premiação e voltou a subir no lugar mais alto do podium, para receber muitas homenagens dos seus admiradores.


Este é o podium geral feminino.


Elas também tiveram o direito de tomar 1 metro de chopp.



Robson Caetano recebe o Brasão de Pomerode esculpido em madeira das mãos do amigo Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil, a empresa que organiza a Meia Maratona de Pomerode.




O amigo Raul Cardoso também faz uma homenagem ao grande campeão Robson Caetano.


E o campeão Robson Caetano faz uma homenagem à minha amiga Fabiana Garpelli que foi a campeã na sua categoria.




A Equipe da ESPN Brasil também esteve no evento para registrar os principais momentos.


Depois da premiação Robson Caetano e sua família foram almoçar no Restaurante Siedlertal especializado na cozinha típica alemã, um dos mais prestigiados restaurantes de Pomerode e do estado de Santa Catarina.


Tive o privilégio de ser convidado pelo amigo Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil para almoçar na companhia de seus familiares e amigos.




Nesse dia escolhi um típico prato alemão no maior estilo da "Dieta Low-Carb e Paleolítica", risos!!!


Ricardo Ziehlsdorff (sentado de camisa azul) e todos os seus convidados para o almoço no Restaurante Siedlertal.


Brasão de Pomerode esculpido em madeira.







Depois do almoço resolvi dar uma passada na sede da Cervejaria Schornstein.


A Cervejaria Schornstein preserva ainda um patrimônio histórico da cidade. Ela está sediada em um prédio, tombado pelo patrimônio histórico, com cerca de 50 anos de existência e que tem uma chaminé de 30 metros de altura toda de tijolos maciços. Esta é sua principal referência e está na logomarca e no significado do nome da fábrica. A unidade no Vale do Itajaí tem capacidade para produzir 30 mil litros mensais. (Fonte: www.schornstein.com.br)




Ligações externas

Site oficial da Meia Maratona Cidade de Pomerode
Artigo sobre a cidade de Pomerode
Meus endereços para contato

8 comentários:

  1. Em 2011 corri como Marcador de Ritmo convidado pela revista Contra Relógio, lembra Pinguim?
    Uma boa prova. Percurso plano. Pena que não pude voltar em 2012. Mais é uma prova que está nos meus planos voltar.

    Parabéns por mais uma vez ter corrido e fotografado.

    Grande abraço e boas corridas e imagens delas.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tutta! Muito obrigado pela sua atenção e pelo tempo dedicado ao comentário, neste fim de semana passado encontrei o amigo Moises Carmona, o famoso primeiro campeão geral do Mountain Do do Deserto do Atacama, ele falou muito bem da sua pessoa, ele disse que também é um grande amigão seu. Um grande abraço!!!

      Excluir
  2. Belo trabalho nesta Pomerode Pinguim parabéns fera é isso aeeee...
    Continue sempre assim correndo e clicando.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jorge! Muito obrigado pela sua atenção, para mim é honra ver seus comentários no meu blog, pois você é uma das maiores referências no mundo dos Blogs de Corrida, espero voltar a escrever frequentemente, vou diminuir meu tempo no Facebook para poder ter mais tempo aqui no incrível mundo da "Bloguelândia", risos!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  3. Show de Bola Pinguim.. Sempre estive de olho nesta corrida e vendo sua postagem deu mais vontade ainda de participar, futuramente. Parabéns e Abraço! BiraNaNet.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ubiracy! Agradeço seu comentário, fiquei feliz em saber que novamente atingi meu principal objetivo que é incentivar as pessoas em participar das corridas que fotografo e escrevo. Nos vemos nesta e em outras corridas. Um grande abraço!!!

      Excluir
  4. Estou aqui em Pomerode para correr a edição de 2013, incentivado pelos comentários sempre divertidos e as belas fotografias que são captadas com maestria e falam por si só. A expectativa é me divertir nesta prova. Vlw, Pinguim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Maurício! Muito obrigado pelo seu comentário, fiquei feliz em saber que este meu artigo está cumprindo com meus objetivos, que é de informar de uma maneira descontraída e ao mesmo tempo esclarecedora. Nos vemos pelas corridas. Um grande abraço!!!

      Excluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!