quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Maratonista de 70 anos conseguiu correr maratona abaixo de 3 horas treinando em torno do cemitério

Oi Pessoal !

Desta vez vou falar de um grande campeão que fez cair por terra abaixo dois grandes tabus, o primeiro tabu é em relação a performance de alto rendimento de pessoas com mais de 70 anos, o outro tabu é sobre correr no entorno do cemitério, vou falar do maratonista Ed Whitlock que assim como eu também prefere fazer a maior parte do seu treinamento no entorno do cemitério que tem perto de sua residência em Milton, pequena cidade da província canadense de Ontário.









Milton Evergreen Cemetery


Ed Whitlock (nascido em 6 de março de 1931), é considerado o primeiro ser humano com mais de 70 anos que conseguiu correr uma maratona em menos de três horas com um tempo de 2:59:10 em 2003.

Whitlock, que já praticava atletismo na adolescência, parou por uns 20 anos e voltou a correr depois dos 40 anos, se tornou a primeira pessoa mais velha a correr uma maratona em menos de 3 horas em 2000 na idade 69 com um tempo de 2:52:47. Desde então, ele continuou a alargar esse recorde, e mais recentemente aos 74 anos com um tempo de 2:58:40. Seu melhor tempo acima dos 70 anos foi de 2:54:48 na idade de 73 anos, este tempo é o atual recorde mundial para os homens de 70 a 74. Em 2006 ele conseguiu bater o recorde mundial para o grupo etário de 75-79 com o tempo de 3:08:35 na Maratona Toronto Waterfront e na Maratona de Roterdão em 15 de abril de 2007, Ed baixou o recorde com a marca de 3:04:54.

Whitlock também concorre na pista, até 2007 ele obteve 13 recordes mundiais na sua faixa etária variando em distâncias de 1500m a 10000m e grupos etários 65+ (igual ou maior que 63 anos), 70+ e 75+.

Whitlock nasceu em Londres, Inglaterra, e mais tarde mudou-se para o Canadá, para prosseguir na carreira de engenharia, ele obteve graduação na Royal School of Mines, Imperial College, Inglaterra. Ele agora reside em Milton, Ontario.

Abaixo um importante entrevista que ele deu para o jornalista Rodolfo Lucena:
-------------------------------
Maratonista setentão quebra limite da idade

Fonte: Folha Equilíbrio

Por Rodolfo Lucena

Ele é o primeiro homem de mais de 70 anos a correr uma maratona em menos de três horas. No dia 28 de setembro passado, Ed Whitlock, então com 72 anos e 206 dias, percorreu em 2h59min09 os 42.195 metros da Toronto Waterfront Marathon, no Canadá.

Nascido na Inglaterra em 1931, esse engenheiro de minas aposentado corre sob a bandeira do Canadá, onde vive há mais de 50 anos, e vem colecionando recordes na idade madura: é o mais rápido setentão do mundo nos 10.000 m e nos 5.000 m, segundo os últimos registros da World Master Athletics.

Casado, pai de dois filhos, Whitlock não consome alimentos especiais nem suplementos: sua receita é o que os corredores chamam de LSD, sigla em inglês para treinos de longa distância em baixa velocidade.

Leia a seguir trechos da entrevista que concedeu à Folha de S.Paulo por telefone duas semanas depois de ter obtido a melhor marca do mundo em maratona para a sua faixa etária.

Folha de S.Paulo - O que essa conquista representou para o senhor?

Ed Whitlock - Eu fiquei muito satisfeito com o recorde, muito aliviado.

Folha de S.Paulo - Por que aliviado? Há quanto tempo o senhor vem pensando nessa marca?

Whitlock - Comecei a pensar na maratona sub-3 quando estava chegando perto dos 70 anos, quando tinha 68. Fiz uma primeira tentativa pouco depois de completar 70 anos, mas corri 24 segundos acima das três horas. Desde então, tive alguns problemas, fiquei machucado e não tinha tido outra oportunidade até agora.

Folha de S.Paulo - O que lhe dava tanta certeza de que poderia conseguir?

Whitlock - Aos 69 anos, corri uma maratona em 2h52min50. Isso me fazia acreditar que, no ano seguinte, eu faria mesmo sub-3, mas não consegui.

Folha de S.Paulo - Quando o senhor começou a correr?

Whitlock - Quando eu estava na escola, na Inglaterra. Corria principalmente provas de cross-country. Mas parei quando vim para o Canadá, aos 21 anos. Eu era engenheiro de minas e vim trabalhar em mineração. Naquela época, nos lugares em que eu trabalhava, não havia corridas, ninguém corria. Então larguei de mão.

Folha de S.Paulo - Quando o senhor voltou a correr? E como chegou às maratonas?

Whitlock - Aos 41 anos. Desde então, não parei mais de correr... Passei às maratonas quando eu tinha 45 anos, mas sem treinar muito seriamente. Na época, eu era principalmente um corredor de provas de pista, 800 m e 1.500 m. Eu era bastante bom para a minha idade, ganhei um Mundial nos 1.500 m quando eu tinha 46 anos. Cheguei às maratonas porque estava fazendo treinos longos como preparação para minhas provas curtas. Fazia longões durante o inverno para ganhar resistência para as provas curtas, realizadas no verão. E acabei entrando em uma maratona no final do inverno.

Folha de S.Paulo - E o que há de bom em correr? Por que o senhor corre?

Whitlock - Eu corro porque gosto de participar de corridas, gosto de me sair bem em corridas, isso me dá muita satisfação. Descobri que corredores de longa distância são gente boa para conversar.

Folha de S.Paulo - O senhor se considera um exemplo para outras pessoas de sua idade?

Whitlock - Algumas pessoas dizem isso. Acredito que meu desempenho pode ajudar a mostrar que as pessoas mais velhas provavelmente são capazes de fazer muito mais do que a sociedade acredita que possam. Meu recorde, por exemplo, certamente pode ser superado. Fui o primeiro --e isso é muito bom--, mas posso ser superado.

Folha de S.Paulo - Como são seus treinos?

Whitlock - Corro duas horas por dia em um ritmo confortável, não muito forte. Corro em volta do cemitério. É um circuito muito pequeno, pouco mais de 500 metros. Não conto as voltas que dou nem marco o tempo de cada volta, simplesmente corro. Esse lugar fica perto de casa --se eu ficar cansado, é fácil voltar.

Folha de S.Paulo - O senhor não tira dias de folga?

Whitlock - Não. Posso descansar um dia antes de uma prova ou deixar de correr uma vez ou outra, mas não estabeleço dias de folga deliberadamente.

Folha de S.Paulo - Como é o seu dia?

Whitlock - Eu corro, trabalho em casa e no jardim, leio jornais e revistas, fico no computador. Assim é meu dia.

Folha de S.Paulo - E no campo da saúde? Certamente o senhor está em melhor forma do que a maioria das pessoas de sua idade.

Whitlock - Não sei se isso se deve às corridas. Eu diria que provavelmente eu estaria saudável, em boa forma, de qualquer jeito. Correr não me prejudica, não me faz mal, exceto por algumas lesões de vez em quando, mas acho que é assim para a maioria das pessoas. Acho que, para sua saúde, é bom correr. Mas também há coisas ruins: você acaba machucando os joelhos, por exemplo, e há quem tenha ataque cardíaco.

Folha de S.Paulo - Como é sua alimentação? O senhor bebe, fuma?

Whitlock - Não como nada de especial nem faço dieta, não uso vitaminas nem suplementos alimentares. Cheguei a fumar há muitos anos, mas por pouco tempo. Bebo vinho duas a três vezes por semana, uma cerveja de vez em quando.

Folha de S.Paulo - E o senhor tem algum novo objetivo agora?

Whitlock - Não pensei em nenhum por enquanto, mas alguma coisa vai aparecer, com certeza. Eu pretendo continuar a correr e vou pensar em alguma coisa.

Folha de S.Paulo - O senhor tem alguma mensagem para os corredores?

Whitlock - Continuem correndo. Correr é bom.
-------------------------------
Veja os vários blogs que comentam seu feito:
http://www.runforlife.com.br/v2/detalhe.asp?idSessao=1&idMateria=256
http://rustmanintraining.blogspot.com/2007/07/motivao-ed-whitlock.html
http://petemagill.blogspot.com/2009/03/ed-whitlock-profile.html

Abraços !

13 comentários:

  1. Pinguim vc e o corredor Whitlock tem duas coisas em comuns gostam de correr e treinam no cemitério, atentando só para uma coisa, vc treina dentro do cemitério e ele treina por fora...Cara espero chegar a essa ideade do Witlock e ainda por cima fazendo maratona abaixo de 3 horas...
    Bom final de semana e boa corrid em Pinguim.

    Um abraço

    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Impressionante. Não tem outra palavra para descrever o Sr. Whitlock. Parabéns pela excelente matéria.

    Um grande abraço e continue nos presenteando com as excelentes fotos de corridas.

    Wagner - http://corronarua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que vitalidade deste senhor.
    Ahhhh, quem dera eu um dia chegar a esta idade e com esse vigor todo..rsrsrs
    Abraços a vc Pinguim.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correncocoridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pinguim o segredo e a experiência dessa façanha do Grande Atleta Whitlock você já tem, são os treinos no Cemitério.Eu te dou todo o apoio para você fazer o convite a todos Maratonistas e Ultras para fazer um desafio desse nivel ai no Cemitério " Parque de Vila Formosa"
    Conte comigo

    ResponderExcluir
  5. olha estou impressionado..muito legal..mas esse treino lento e longo realmente sempre foi um dos melhores..

    ResponderExcluir
  6. OI PINGUIM, ótima matéria, parabéns! Esse Sr. simboliza toda a garra e força de vontade necessária para vencer!

    ResponderExcluir
  7. Será o treina de dia ou, de noite ao redor do cemitério??
    Se for a noite está explicado o porque adquiriu tanta velocidade.... rsss
    Parabéns para ele.

    ResponderExcluir
  8. Fala Pinguim blz?
    Esse cara é fera mesmo, será que o segredo é treinar perto do cemitério?
    abs.

    ResponderExcluir
  9. Pinguim,estou pensando em ir também treinar perto do cemitério,será que vou melhorar mimha performance? Só não vou poder entrar, tenho medo que me enterrem viva rsrsrs morrer é a unica coisa que não consigo encarar em todos estes anos vividos por mim.

    ResponderExcluir
  10. eu corro a 33 anos, tiro o chapeu pra este corredor ai, eu tenho uma meta nunca quero parar de correr.de uma coisa eu sei, sempre entro em competições , e o que mais gosto é deichar pessoas mais jovens para trás. isso é uma prova que correr faz bem.
    Meus parabens ai setenario.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, antes de dizer que não conseguimos, não irei conseguir, isso não é para mim ou então não cabe em minha cabeça, devemos sempre analisar que muitos veteranos de idade elevada, não tinham ou têm o nosso mesmo pensamento negativo.
    O atleta Ed Whitlock é mais um exemplo para todos aqueles, não só atletas, mas que pensam em desistir de um objetivo.
    Valeu Pinguim pela ótima matéria exemplar.

    ResponderExcluir
  12. Nossa vendo o que os outros escreveram acima....é sério que você corre no cemitério???

    Por que issooo. Qual a façanha? Deus é mais. Mas parabéns para vc e para o Whitlock.

    Abração

    ResponderExcluir
  13. Pinguim , tiro o chapéu para esse senhor, pois na minha melhor época, com bom treino que eu tinha e perto dos trinta anos fiz duas abixo das 3 horas....então sei valorizar bem esse feito.
    Valeu Whitlock!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!