terça-feira, 11 de agosto de 2009

Minha estreia no mundo dos Blogs

Olá Pessoal !

Apesar de ser programador de computadores a muito tempo e ter desenvolvido meu próprio site que se chama www.superpinguim.com.br, que foi lançado em 2003, senti a falta de ter um Blog, até esse dia o lema "casa de ferreiro espeto de pau" estava combinando comigo.
Após de ter completado 20 maratonas, sendo que 13 delas corri todo o percurso da prova com uma câmera fotográfica profissional, fotografando os melhores momentos e ainda por cima com aquele chapéu do tipo "Indiana Jones", o que acabou chamando a atenção de muita gente de dentro e de fora das provas, acabei fazendo muitas amizades sendo que muitas delas já estão com seus Blogs, não vou citar nomes para não cometer o erro de esquecer alguém, tive que fazer o meu.

Quero aqui passar um resumo de minha carreira no mundo das corridas.

A minha primeira participação numa corrida oficial foi na São Silvestre de 1981, eu estava com 15 anos de idade, naquele ano fiz a maior parte do treinamento correndo dentro do Cemitério de Vila Formosa, sendo atualmente um dos poucos locais da cidade de São Paulo que mantém em seu interior belas alamedas de terra batida, piso ideal para treinos longos acima de 20 quilômetros, até hoje treino lá e atualmente costumo fazer entre 3 a 5 voltas de um percurso de 4000 metros em terreno misto de terra batida (cerca de 70%), asfalto e paralelepipedo com várias subidas e descidas, o que me possibilita estar preparado para a maioria das provas de rua e mesmo de cross-country.
Já participei de 21 São Silvestres (em 1981 e em todas de 1989 até 2008). Na São Silvestre de 1994 eu começei a fotografar os corredores, começei com os que estavam fazendo uma homenagem para o Ayrton Senna que havia falecido em maio do mesmo ano, eu era fã do piloto, estava sempre correndo com o boné com a frase "Valeu Senna", reuni todos numa grande turma e tirei umas fotos com a câmera portátil da minha esposa. Comprei uma câmera fotográfica da marca Zenit modelo 122K de fabricação russa, que possibilitou fazer fotos com maior qualidade. No começo eu só fotografava a chegada dos corredores que chegavam depois de mim, pois eu corria sem a câmera e pegava ela com a minha esposa que ficava fotografanto os corredores mais rápidos da prova. "Eu nunca abandonei a corrida para fotografar". Desenvolvi o hábito de correr com câmera na primeira Corrida da Fé no dia 11 de outubro de 2001, foi o criador do Jornal Atividade Física o professor Roberto Lozada que me convidou para fazer a cobertura fotográfica, decidi ir correndo com a câmera fotográfica de frente do estádio do Pacaembu até o quilômetro 38 da Av. Ayrton Senna, para fotografar os corredores durante o percurso. Eu corri a minha primeira Maratona de 42.195 metros no dia 30 de Julho de 1995 em Blumenau (SC) (tempo=4:01:35), e no dia 08 de Outubro do mesmo ano corri a 1ª Maratona de São Paulo (tempo=3:55:56), mas a minha melhor marca ocorreu no dia 08 de Julho de 2001, na 7ª Maratona de São Paulo (tempo=3:41:58). Depois completei outras maratonas mas sempre correndo com uma câmera fotográfica reflex e parando várias vezes para bater foto. Completei 20 maratonas, veja a relação das maratonas que completei. Atualmente trabalho como fotógrafo na Revista Contra Relógio que foi criada pelo editor Tomaz Lourenço, a minha primeira foto na revista foi publicada em janeiro de 2002 que por coincidência era a tão comemorada edição nº 100, a foto esta na página 13, tenho dezenas de fotos publicadas nas capas da Contra Relógio, veja aqui meu portfólio. Tenho também centenas de fotos publicadas nos vários artigos da revista sendo que escrevi quatro deles: em novembro de 2005 (nº 146, página 22 - Mountain Do de Florianópolis), em dezembro de 2005 (nº 147, página 26 - Meia-Maratona Frei Galvão em Guaratinguetá) e em junho de 2006 (nº 153, página 24 - Sindeepres no Parque do Carmo e Corrida Sesc Interlagos).
A Contra-Relógio foi a primeira revista brasileira sobre corridas de rua do Brasil e é lida em todo o território nacional o que ajudou muito na divulgação e no reconhecimento do meu trabalho de fotógrafo corredor, também tenho muitas fotos publicadas nas revistas Super Ação, O2 e no Jornal Atividade Física, onde também escrevi meu primeiro artigo sobre atividade física e meio ambiente, em dezembro de 2001 (nº 44, página 5 - Alternativa de Transporte), outros artigos: Junho de 2004 (nº 72, página 6 - Eu e o Governador), Julho de 2004 (nº 73, página 2 - Parque do Piqueri pode virar o "Ibirapuera" da Zona Leste) e setembro de 2004 (nº75, página 6 - Parques e Área Verde). Também participei em outras provas nas mais variadas distâncias, praticamente em todo fim de semana que tinha provas, no meu site estão as fotos que fiz de mais de uma centena de provas, elas estão exatamente na sequência de início, meio e fim de prova, o que permite ao visitante conhecer bem a corrida sem ter tido a necessidade de ir no local, afinal como diz o velho ditado chinês, "Uma imagem vale mais que mil palavras".

Antes de clicar nas ligações externar, veja minhas fotos que foram publicadas nas capas das principais revistas brasileiras e também minhas fotos que foram publicadas para fazer a propaganda das maiores provas do Brasil.

Abraços !

Ligações externas

Meu site oficial
Meus recordes pessoais
Relação de todas as maratonas e ultramaratonas que participei
Relação das primeiras corridas que participei
Relação de todas minhas páginas de contato






















28 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Caro amigo e corredor Pinguim, muito boa tarde, obrigado pela visita no meu blog e por me informar sobre o seu novo blog, parabéns pela decisão de ter criado um blog camarada é isso, pelo que vc vem fazendo em prol do atletismo, vc está de parabéns, vc é uma lenda (história) no atletismo eu não sabia dos seus feitos como corredor, só sabia por alto que vc corria tirando fotos, vc é um exemplo meu amigo é isso ae...Obrigado por está seguindo o meu blog, também já cliquei no seu e também já estou acompanhando o seu, vc disse que iniciou a sua corrida na São Silvestre, opa coisa de louco, logo de cara encarar uma São Silvestre, mais só quem ama o esporte pode definir isso, veja só eu lhe chamando de louco, é pq também sou um louco por corridas, pois também logo de cara que eu comecei a correr e encarei uma Meia Maratona a do Rio é mole...Eita vc já completou 21 São Silvestres e ainda é fotógrafo da mais famosa e badalada revista dos corredores...Bom não sei se já fizeram uma entrevista com vc para a contra relógio, mais fica aqui registradaa idéia, vc já correu mais de mil Kms então sugiro que algum repórter faça uma entrevista com vc e principalmente na sua casa mostrando as suas conquistas nas corridas (medalhas e troféus)...Vc me manda uma mensagem e ainda pergunta se o seu texto no seu blog está bom, para mim não está bom e sim excelente cara, mandou muito bem. Pode deixar que vou divulgar sim o seu blog, também o ideal que vc comece a visitar os outros blogs dos amigos corredores e falar do seu também e também será ideal que vc faça que nem eu e outros corredores, comece a também adicionar os blogs dos corredores aqui no seu também, no meu blog tem mai de 100 blogs adicionados, tem do Brasil e lá de fora também...

    Agora uma curiosidade, já que vc corre dentro do cemitério da Vila Formosa, as pessoas quando vão sepultar alguma pessoa e ve vc correndo elas não levam susto pensando que é alguma coisa.

    Bom meu amigo Pinguim desejo vc sucessos na corridas e as fotos.

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Show Cara ... muito bacana ... as capas da CR e do eventos... sensacional !!!
    Meus sinceros parabéns e muitos kms de sucesso !!!
    Passo neste momento a acompanhar seus desafios !!!

    Parabéns !!!

    Eduardo Acacio
    http://porqueeucorro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Grande Pinguim!
    Bem-vindo ao mundo dos blogs!!!
    Beijo e nos vemos nas corridas.
    Yara Achôa

    ResponderExcluir
  4. bem vindo ao universo dos blogs. te adicionei. inté.

    ResponderExcluir
  5. super bien!!!

    visita mi blog:

    http://wilpozo.blogspot.com


    "ONIRICOSIS"

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, amigo Pinguim!

    É sempre bom poder acompanhar as histórias e as idéias de pessoas com tamanha experiência nas corridas, dentro e fora das pistas.

    Vai gostar muito de contar seus causos por aqui.

    Um grande abraço,

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    PS: vou te adicionar lá nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  7. Grande Pinguim,
    Bem vindo aos blogueiros corredores.
    Lembro da minha 1ª maratona (Rio 2008), e você estava lá, fotografando a ACORJA de Pernambuco, e assim mesmo terminou na minha frente.rsrsrs
    Abraços Pernambucanos,

    ResponderExcluir
  8. Caro Pinguim, uma honra para os Baleias receberem sua visita. Estivemos juntos em várias provas, mas na corrida de Reis de S.Caetano, há uns anos atrás, batemos um papo durante o percurso, mas você é muito rápido, mesmo com toda a obrigação por cumprir, e não deu para manter o ritimo ao seu lado. Sou novo nesse lance de Blog mas estou gostando muito, o que tenho certeza ocorrerá com você. Gosto muito das suas fotos. Parabéns pelo início do blog. A gente se vê por aí e pelos encontros dos blogueiros corredores também. Abraço, Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  9. OI TEM UM MINERIN PASSANDO POR AQUI PARA CONVIDA OCE PARA OIA U MEU BLOG ;SABI PURQUE E QUI EU GOSTEI DU SEU BLOG I VOU FICA FELIZ SI OCE OIA TAMBEM U MEU;PARABENS OCE NASCEU PARA SER FELIZ ;INTAÕ VOMO SE TODO NOIS FELIZ NÉ MESMO ;FICA COM DEUS
    MINERIN DI MINAS

    ResponderExcluir
  10. Beleza Pinguim, eu te conheci pessoalmente num churrasco no Rio de Janeiro (Maratona 2009) na casa do Amorim, Júlio (Acorja/Pernambuco) é meu irmão e me apresentou a você e eu até comprei uma foto da maratona de Porto Alegre (na entrega dos kits). Obrigado pela visita ao meu blog, vou ser seguidor do seu também, um grande abraço

    Clênio Cordeiro

    ResponderExcluir
  11. Grande amigo Marcos Viana,meus parabéns pelo seu Blog,Admiro muito você amigo pois alem de ser um grande profissional nas Fotos e nos Fatos tem um imenso Conhecimentos Gerais em tudo e em todos.
    Para quem não o conhece realmente esta deixando de ter um grande amigo.
    Alem de tudo é um grande Maratonista,e para quem ainda não treinou com o "Pinguim no Cemitério éssa é a grande oportunidade,pois vamos retomar os treinos lá no próximo mês,vocês todos Atletas estão convidados.
    Abraço.
    Valmir

    ResponderExcluir
  12. A blogosfera ganhou mais um atletla de elite. Satisfação acompanhá-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  13. wellcome to the jungle.

    acompanharei a página.

    sucesso

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  14. Bem vindo ao nosso mundo dos Blogs. Ja te adicionei. Que bom conhecer esta revista brasileira de corridas. Suas fotos são excelentes e sua carreira no mundo das corridasd ainda mais impressionante. Parabéns. Claro que vou seguir a sua tragetoria.

    Abraços,
    Sandra Partridge
    USA

    ResponderExcluir
  15. olá pinguim tudo bem?
    bem vindo ao mundo dos blogs. embora eu seja atleta, meu blog nao faz parte de corridas e afins, e sim de uma causa social chamada proteçao animal.
    quem sabe vc nao quer adotar um cachorro pra correr com vc ou lhe fazer companhia enquanto escreve no blog. te garanto que sera um amigo fiel por todo o tempo.
    um beijo
    Flavia
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Pinguim
    valeu manu...
    como dissem, na vida tem que se movimentar se ficar parado feito poste, cachorro vem e faz pipi...
    em breve tambem lançaremos nosso blog
    Boa sorte
    Henrique
    Equipe Painel Musical

    ResponderExcluir
  17. Sonhe alto e persiga a realização de seu sonho. O desejo e a determinação constituem a força motriz essencial para se vencer no dia de hoje, isto seá ainda mais determinant no futuro. A capacidade de sonha e criar serão vantagens competitivas daqui para frente.
    Acredito em seu trabalho.
    Parabéns

    Solange e Moisés Aguilera

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pinguim!
    Parabéns pela iniciativa e qualidade do conteúdo, tendo a certeza de que a comunidade de blogueiros, e em especial dos amantes (ou viciados), assim como eu, da saudável prática de corridas, terão agora com seu oportuno blog, mais informação e troca de experiências.
    Forte abraço e nos encontramos numa das próximas provas.
    José Luiz Saraiva

    ResponderExcluir
  19. Prezado amigo Marcos, parabéns por mais uma iniciativa bem sucedida. Aproveite para registrar os inúmeros casos curiosos que você já vivenciou.

    ResponderExcluir
  20. Olá Pinguim, tudo bem?
    Conheci seu blog atravéz de um email enviado pelo Jorge do Blog Jmaratona, autor do primeiro comentário desta publicação.
    Realmente achei sensacional o texto publicado acima.
    Conheço um pouco do seu trabalho atravéz da Revista Contra Relógio, mas não sabia que vc tirava fotos correndo.
    Parabéns pela dupla jornada.hehe
    Estarei seguindo seu blog, e caso queira dar uma passadinha lá no meu fique a vontade, ok?
    Apenas tenho a dizer que ele é bem simplezinho, com praticamente relatos de minhas "experiências" em provas.
    Abraços e tudo de bom pra vc.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Como diz aquela música... "é isso ai...."
    Parabéns.. e sucesso nos blogs...
    Quanto ao seu carisma, profissionalismo e dedicação... faltam palavras q possa expressar o qto vc é importante para sua família e tb para seus clientes e amigos.
    Bons trabalhos...
    Nos vemos por ai...

    ResponderExcluir
  22. MUITO BOM PINGUIM,ME ORGULHO DE SER SEU AMIGO, NÃO ENTENDO NADA DE BLOG,MAS GOSTEI DO QUE VI.
    MEUS PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  23. Grande Pinguim!! Belo texto...
    continue sempre a fotografar momentos únicos do esporte!!!

    ResponderExcluir
  24. GRANDE PINGUIM,
    PARABÉNS !!!!!!!!
    FICO FELIZ EM FAZER PARTE DO SEU UNIVERSO,
    MUITO SUCESSO PRA VOCÊ, POIS VOCÊ MERECE !!!
    FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  25. Demorei... mas, cheguei aqui para fazer um breve comentário, como numa corrida de 100 mtrs, mas com a medalha dourada no peito digo: "Pinguim não sabia, mas já corremos muitas, mas muitas provas juntos, e lhe conheci pessoalmente só no dia 25/07/2004 na Maratona de Blumenau. Inclusive qdo conversei com você não era sobre corrida mas sim sobre história do oriente médio e europa. Você é rico em cultura, a corrida é seu cartão de apresentação, mas aviso todos aqui, batam um papo com o PINGUIM e você conhecerá um fantástico e sábio conhecedor de história e física. abçs e parabéns seu curriculo é muito rico.

    ResponderExcluir
  26. Opa estou vendo que vou ter a oportunidade de conhecer mais uma pessoa bacana. Corre, fotografa e escreve...eu ainda não cheguei ainda nem perto de uma maratona...mas corro...não sou um fotografo profissional...mas adoro fotografia como expressão se ela saltasse aos nosso olhos como poesia e escrever...tb não da pra ser profissional mas escrever em Blog ajuda.
    No mais espero encontrá-lo em alguma prova, pois vejo que ´so gente bacana passou por aqui.
    Até a próxima
    @abreutax
    ou passa lá no meu Blog...só não vale pensar que vc está entrando no seu blog kkk
    http://abreutax.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Pinguim!!!
    Conheci sua história no Vamos Correr! e é um prazer te acompanhar aqui no blog.
    Ainda vamos nos encontrar correndo por esse Brasil maravilhoso!
    Beijão
    Maria do Carmo
    @ducau13

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!