quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Yiannis Kouros a Lenda das Ultramaratonas

Olá Pessoal !
Ele é conhecido como o "Deus Corredor", "Grego de Ouro", "Sucessor de Pheidippides", "World Record Breaker", "Imparável", e como o "Mestre da Dor". Ele está invicto em todo o mundo na ultramaratonas além de 100 milhas. Ele detém todos os recordes de 100 quilômetros durante provas de 1.000 milhas, e de todas as provas na distância de 200 km até 1.600 km, e de 1 dia a 10 dias. Muitos de seus fãs têm poemas dedicados a ele e centenas de histórias lendárias que contam sobre suas realizações. Ultramaratona não é um evento olímpico e ainda não recebe o suficiente reconhecimento das autoridades do atletismo e dos jornalistas para ser o ápice esportivo que é, mas Yiannis Kouros perdoa essas pessoas dizendo, "Eles não sabem sobre a grandeza do nosso esporte". (Colac, Vic. Austrália, 2 de dezembro de 1984)

kouros giannis o thrilos


Yiannis Kouros nasceu em Trípoli, em 1956, e vem de uma família que sofreu muito durante a guerra civil. Atualmente, ele é considerado o melhor ultramaratonista de todos os tempos. Sua grande carreira começou em 1983 na inauguração da Spartathlon uma ultramaratona de 246 kilometros (152.85 miles) que começa em Atenas e termina em Esparta, quando o desconhecido de vinte e seis anos de idade Yiannis Kouros atingiu a linha de chegada em primeiro lugar, cinco horas mais cedo do que os especialistas tinham estimado e três horas antes do segundo atleta. Por mais de duas décadas, Yiannis Kouros tem escrito seu nome no livro de recordes.

Yiannis Kouros, com dezenas de recordes mundiais explica o impacto de sua identidade nacional, a história e a herança dos antepassados nas suas fenomenais conquistas esportivas.

"Eu carrego uma herança grande quando eu corro. Sinto que os heróis da guerra da independência grega de 1821 e da Grécia antiga estão comigo. Estão me inspirando, me incentivando. Essa é outra coisa que a maioria dos corredores provavelmente não tem. Se eu não fosse grego, eu não teria conseguido todas essas coisas em minha carreira.
Meus recordes podem ser contabilizadas para uma grande extensão para a Grécia e sua história. Eu me sinto como nossos ancestrais, nossos heróis estão vivendo comigo, dentro de mim.

O pavilhão grego é um estímulo edificante para mim.
Quando estou à beira de um recorde, se eu pegar a bandeira, eu posso correr um quilômetro em 4 minutos em vez de 5 ou 6. Tremulo a bandeira, canto canções épicas e vôo ... "

Γιάννης Κούρος & Ελληνική Ιστορία

(Yannis Kouros e a História Grega)


A casa de Yannis Kouros, em Trípoli, na Grécia, fica ao lado de um cemitério. Yannis explica a importância da memória da morte para a viver o dia-a-dia:
"Todo mundo estava me culpando por construir esta casa aqui. Disseram-me que a visão das sepulturas é demasiado pessimista".
Na minha opinião, diante dos túmulos é inspirador, pois ela mantém você 'fundamentado'. Quando você olha para isso todos os dias você percebe que hoje vai ter que fazer algo importante, porque isso (o cemitério) é onde todos nós vamos acabar. Esse pensamento me mantém focado na minha missão neste mundo.

Desde o excelente documentário "em movimento".

Yannis Kouros on the memory of death

http://www.youtube.com/watch?v=Sk7n6C2wZ8c



Referências

Site oficial de Yannes Kouros.

Ver também

Valmir Nunes o Legendário Ultramaratonista do Brasil
Maratonista de 70 anos conseguiu correr maratona abaixo de 3 horas treinando em torno do cemitério
Marcos Viana Pinguim o Corredor do Cemitério

Ligações externas

Recordes de Yannes Kouros (em inglês)
Artigo detalhado sobre o Spartathlon (em inglês)
Site oficial do Spartathlon (em inglês e grego)

6 comentários:

  1. Esse é o Pinguim, to gostando de ver hein, tá indo fundo nas informações sobre as Ultramaratonas, desconhecia esse Ultra Yiannis,
    realmente ele é fera...Vou visitar o site dele..
    Parabéns meu amigo.
    Bons treinos,

    Valeu...

    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Pinguim: Tá muito bom teu blog. Informações inéditas e muito interessantes. Vou examinar os percursos próximo aos cemitérios em Porto Alegre e incluir nos meus treinos, parece que dá bons resultados. Abraço,Gabbardo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pinguim..
    sou filha do Tito e andei fuçando seu blog... huahuahua
    Esse Eduardo aí que escreveu o livro do cemitério da Vila Formosa ja foi meu professor quando estudei no Colégio São Paulo,.,
    mt legal o blog tchauuu

    ResponderExcluir
  4. Marcos me senti correndo em camara lenta com você indo e voltando fotografando e depois, tchau e foi embora facil.

    ResponderExcluir
  5. este e verdadeiro.pois alem de ser um recordista ele e humilde de mais,que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  6. pois tive o praser de conhecelo,em varias corridas e um grande homem.

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!