sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Maratona de Foz do Iguaçú - Única, Incomparavel e Maravilhosa

Texto, fotos e vídeos de Marcos Viana "Pinguim"





















No dia 27 de setembro de 2009 corri fotografando todo o percurso da Maratona Internacional de Foz do Iguaçú, minha 21ª maratona de 42.195 metros, resolvi participar mesmo não estando totalmente recuperado das participações de duas ultramaratonas seguidas que também fotografei correndo, a Super Maratona de Nova Friburgo de 50 km que ocorreu no dia 23 de agosto e o Desafio Dean Karnazes 24 horas onde cheguei a correr 68,5 km ao lado do ultramatonista estadunidense Dean Karnazes entre as 19 horas do dia 12 e 19 horas do dia 13 de setembro, por conhecidência as minhas primeiras ultramatonas.


Exibir mapa ampliado
Visão aérea da Usina Hidrelétrica de Itaipu





















A largada

O local de largada é um dos espetaculos da prova e é o primeiro grande motivo para todos os maratonistas do Brasil e do exterior conhecerem a prova, fica dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, exatamente em frente a gigantesca barragem, nos sentimos como formigas diante de tamanha construção, fotografei a largada dos cadeirantes, da elite masculina e da geral até passar o último corredor, só ai passei pelo pórtico de largada onde se localiza o tapete para registrar meu tempo, e como sempre acelerando forte no início para poder alcançar a maioria dos corredores que estavam na minha frente e capturar as melhores imagens possíveis, já no início consegui uma foto espetacular dos corredores passando em frente da saida de água da Usina Hidrelétrica de Itaipu, depois fotografei o Miguel e o Wuneni do Baleias junto do Nilson e do Rogério do Marathon Maniacs, na sequência também fotografei o Eduardo Arantes, o Francisco do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras junto do João Gabbardo do Marathon Maniacs, o Carlos Hideaki e depois o Lula e o Emerson Oliveira da Acorja de Recife.





















O percurso

Depois fui fotografando todas a placas que via pelo caminho, achei tudo aquilo de Paraguai para direita e Argentina para esquerda super legal, lá você ir do Paraguai para o Brasil e depois para Argentina é bem mais rápido e perto que por exemplo em São Paulo ir da Vila Carrão onde moro até o Morumbi ou até Santana, esse é o segundo grande motivo para todos os corredores participarem da prova ano que vem.

O fato de participar de duas ultras seguidas me deixou motivado e confiante além do normal, começei correndo forte ao imaginar que quando a gente passa a ser ultramatonista a maratona se torna fácil, ledo engano, inclusive a Maratona de Foz foi muito mais dificil de fazer que a Ultramaratona de 50 km de Nova Friburgo, apesar de terem relevos parecidos o principal fator que torna a Maratona de Foz mais dificil é indiscutivelmente o calor acompanhado da alta humidade, a sensação de calor é bem maior que nos ares secos do deserto do Saara ou do Vale da Morte nos Estados Unidos quando se esta na mesma temperatura, para piorar eu estava correndo com o meu velho chapeu tipo Indiana Jones, feito de lona de caminhão, que usei para proteger do sol, mas nesse caso o chapeu super aquecia minha cabeça, em todos os postos de água tinha que parar para colocar água gelada dentro do chapeu mas de nada adiantava, a água ficava quente em questão de minutos, esse foi um dos motivos que me fez perder mais tempo que o habitual, em determinado ponto cheguei até colocar gelo dentro do chapeu, mas ai ficou gelado demais, tudo bem que tenho apelido de Pinguim, mas correr com gelo na cabeça com um baita calor poderia me dar choque termico, então joguei o gelo no chão e mandei braza, nesse caso ao pé da letra, o abastecimento foi show de bola, opa, quero dizer show de pista, posto de água a cada quilômetro, e vários postos com isotônico e coca-cola, alguns postos com frutas, tinha laranja e melancia a vontade, tudo isso para amenizar a autêntica montanha russa da segunda parte da prova num constante sobe e desce, e olha que eu gosto de subida e de calor, mas esse tava de matar, quando chegou no Parque das Áves eu parei para fotografar a bela placa e os dois avestruzes que estavam perto da estrada, quando entrei no trecho que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçú houve um grande alivio, pois a sombra das árvores nos refrescou por mais de 6 km, nessa altura do campeonato, quer dizer da corrida eu já estava na famosa marcha lenta, e quem eu vejo me alcançar e me passar dando vários tiros é o surpreedente Carlos Hideaki que demonstrou estar na sua melhor forma, após fazer 3 horas e 57 minutos na Maratona de Punta del Este, acompanhei seu forte ritmo por mais de uns 3 km, mas já tinha me esgotado demais e ainda por cima me deu câimbra na cocha direita por ter corrido num ritmo mais forte que meu corpo pedia, depois da câimbra fiquei bem pianinho, na manha do gato, inclusive fiquei tão sossegado que até parei para tirar um grilo da pista para não ser pisado pelos maratonistas retardatarios, sou ecologicamente correto.






Exibir mapa ampliado

A chegada

A menos de 1 km do pórtico de chegada vejo pela primeira vez ao vivo as magníficas e maravilhosas Cataratas do Iguaçu, o terceiro motivo para correr em Foz, a emoção foi grande, parei de correr e desci as escadarias para fotografar e ser fotografado e ainda filmei e depois ainda voltei para pista e consegui fotografar uns 5 maratonistas correndo em frente as Cataratas, só depois resolvi concluir a prova passando pelo tão esperado pórtico de chegada da Maratona de Foz do Iguaçu, fazendo tudo isso ainda consegui fazer abaixo das 5 horas, com o tempo líquido de 4:56 que para mim ta ótimo, pois é minha primeira maratona em Foz.
Em vez de descansar resolvi fotografar os maratonistas que estavam chegando, mas devido a grande quantidade de abelhas no local, inclusive tomei uma baita ferroada na cocha esquerda a mesma que me deu câimbra resolvi sair do local para me hidratar, se alimentar, tomar banho e fazer massagem com a várias massagistas de plantão, Maratona 100 % completa, tanto pela ótima organização quanto pelo classico desafio das dificuldades, que na minha opinião, por ter tantas subidas e descidas e forte calor, a tornam a Atenas do Brasil onde ao completa-la nos sentimos como o lendário Fidípedes.

A véspera

No dia anterior da prova aproveitei para visitar o Paraguai fui junto com o maratonista Benis que conheci na viagem de ida para Foz do Iguaçú e que disse ser sua segunda maratona em Foz, pela primeira vez tive a emoção de cruzar uma fronteira terrestre entre dois países.


Exibir mapa ampliado
Visualização da Ponte da Amizade que liga o Brasil ao Paraguai, tendo a esquerda a Ciudad del Este e a direita o Brasil.





Por isso digo que a Maratona de Foz do Iguaçú é Única, Incomparável e Maravilhosa.

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."
(Winston Churchill)


Ver também

Correndo com Dean Karnazes em São Paulo

Ligações externas

Fotos da 3ª Maratona de Foz de Iguaçú
Artigo sobre Foz do Iguaçú
Artigo sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu
Artigo sobre o Parque Nacional do Iguaçú
Artigo sobre as Cataratas do Iguaçu
Site Oficial da Maratona de Foz do Iguaçu
Relação das 21 maratonas e 2 ultramaratonas que participei

14 comentários:

  1. Parabens Marcos,
    Fiquei com agua na boca e louco para correr no proximo ano. A inveja só não foi maior porque no mesmo dia eu corri a Maratona de Gussing(Austria), a mais bonita e organizada das que já corri.
    Abcs, Ésio

    ResponderExcluir
  2. Olá Pinguim, como sempre vc dando um show de maestria, parabéns meu amigo por fotografar, filmar e correr a Maratona de Foaz de Iguaçu, vendo as fotos deu para perceber o quanto estava quente e com várias subidas fortes...De repente ano que vem eu corro ela...
    Parabésn amigo....
    Bom final de semana e ve se cuida hein.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    http://jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fotos maravilhosas e uma cobertura perfeita do evento... Vc realmente aproveitou a Maratona de Foz do Iguaçu...
    Parabéns!
    Grande abraço
    Alberto Peixoto

    ResponderExcluir
  4. Grande Pinguim,
    foi um grande privilégio correr esta Maratona e ter a sua companhia. Endosso tudo o que registrou por escrito, e principalmente a qualificação de INCOMPARÁVEL para esta Maratona. Fizeste um trabalho genial! Continue assim, vai ser muito bom encontrá-lo em outras Maratonas; e, claro, ano que vem nos vemos com certeza em FOZ DO IGUAÇÚ.
    Forte Abraço,
    Lourenço Lana - RJ

    ResponderExcluir
  5. Olá Piguim, muito boa sua cobertura da prova. Acho também isso tudo que você registrou. Não tenho nem dúvida de que todo ano estarei lá, inclusive para gastar os meus 300 dolares no Paraguay. Grandecíssimo abraço. Miguel Delgado

    ResponderExcluir
  6. Que delicia, conheço Foz do Iguaçu e me deu uma grande saudades. Parabéns pelas fotos e videos.
    Solange e Moises

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Pinguim, tudo bem contigo?
    Pô, tu fizeste uma excelente prova heim?
    Ficou show o texto e as fotos.
    E quanto a organização da prova, tenho participado de várias prova pelo Circuito SESC-Pr e os cara dão um show de organização, concerteza os melhores do Brasil.
    E sobre as abelhas haviam muitas mesmo, não é?
    Também saí premiado com uma ferroada na mão..rsrs
    Agora um detalhe:
    Você cruza a fronteira do Brasil com o Paraguai pela primeira vez e passa de ônibus???
    O barato de lá é cruzar a pé rapaz..hehe
    Mas e daí, o que achastes do paraguai???
    Uma bagunça e um tumulto imenso não é???

    Mas, valeu amigo.
    Foi uma excelente prova a Maratona de Foz.
    Foi um prazer imenso te conhecer e quero mais uma vez lhe parabenizar pelo seu texto que ficou sensacional, e aproveito também para lhe parabenizar por correr e fotografar, coisa que imagino que não deve ser tão simples assim.

    Um grande abraço a você e até sempre.
    Fica com Deus.



    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela prova Pinguim!
    Realmente a Maratona de Foz é uma das mais belas maratonas e também a mais difícil do Brasil, deixando para trás Curitiba e São Paulo. Se bem que, em se tratando de Maratona nenhuma é fácil...
    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Ficou tudo muito bonito!
    Só faltou uma coisinha ....eu e suas filhas juntas com voce nesse belo lugar! Ano que vem já sabe ne!
    Bjs! sua esposa Su

    ResponderExcluir
  10. Não conheço Foz ainda Pinguim. A vontade ficou ainda maior depois de ver o vídeo com as belíssimas cataratas.
    Não corro metros, admiro quem como Você corre quilômetros.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  11. rapais du ceu .u seu blog é bunito dimais ,
    as suas fotos é bunita dimais;
    a sua corage é bunita dimais;
    a sua inteligencia é bunita dimais;
    u seu isforsu é bunito dimais;
    u seu carinho com os blog é bunito dimais;
    a sua alegria é bunita dimais;
    poe isso meu irmaozim acompaha u seu blog è bunito dimais;è przer dimais ,eu posso dize qui u seu blog È igual um diamanti di minas i us diamanti di minas È bunito dimais;num vou parar por aqui nao ,purque ser feliz È bom dimais,por isso dezejo proce muita felicidade.seu irmaozin di minas `.

    ResponderExcluir
  12. Beleza, rapaz! não tinha lido esse relato de tanta aventura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá Pinguim td bem?
    Belo relato!!!
    Estive em Foz em Maio, se soubesse tinha esperado um pouco mais e correr essa Maratona, quem sabe o ano que vem!

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  14. Assino a contra-relógio e sempre fiquei curioso em conhecer o "tal pinguim". Hoje estava fuçando a rede pra achar uma foto minha da maratona de foz. Não encontrei, mas valeu muito...muito em,pelo menos em foto, conhecer o GRANDE PINGUIM que faz uma maratona fotográfica...dentro da maratona propriamente dita. Eu tenho as corridas de rua e a fotografia como hobbie e algumas vezes já tive uns momentos "pinguísticos" e realizo minhas lembranças fotográficas pelos caminhos e depois curtir com minhas filhas/esposa e logo os netinhos que com certeza irão torcer pelo vovô.
    Caro Pinguim: Minha curiosidade é se vc corre/fotografa com uma SLR ou usa uma boa compacta. Se vieres na maratona de Curitiba, tomara, quero conhecê-lo pessoalmente. Grande Abraço e Parabéns pelo seu Trabalho.

    Hélio Chaves
    Curitiba

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!