quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quem não pode ir para Berlim vai para Pomerode

Olá Pessoal!

Realmente faz um bom tempo que não escrevo neste meu blog, resolvi voltar mantendo o espírito irreverente que tenho dentro e fora das corridas, e é o que se pode notar no curioso título que escolhi para esta postagem, assim como a frase "Quem não pode ir para Berlim vai para Pomerode" também criei a frase "Quem não pode ir para Londres vai para Londrina", ambas foram inspiradas no velho ditado popular quem "Não tem cão caça com gato", ou seja ao invés de ficarmos se lamentando em não podermos participar de corridas na Alemanha ou na Inglaterra podemos conhecer correndo as cidades aqui mesmo no Brasil que foram fundadas e inicialmente colonizadas por alemães e ingleses, e veja bem essa dica serve tanto para quem não pode viajar para o exterior como também para quem já viajou mas ainda não conhece essas cidades pitorescas e imperdíveis.

Neste caso vou contar o que aconteceu na 4ª Meia Maratona Cidade de Pomerode, antes faço questão de agradecer o amigo Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil, empresa que organiza essa prova, pelo convite que me fez este ano no Adventure Fair para fazer a cobertura fotográfica deste belíssimo evento.

Cidade Mais Alemã do Brasil

Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, surgiu com o início da imigração alemã no Brasil, a colônia foi criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, a maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia.

Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, os pomeranos não se identificavam como alemães, pois possuíam características culturais distintas. Entretanto, com o passar do tempo, acabaram se incluindo entre os alemães.

Com o fim da II Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia e apenas uma pequena parcela ficou com a Alemanha, chamada de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Muitos pomeranos se refugiaram na Alemanha Oriental ou emigraram para outros países, perdendo grande parte de seus costumes. Prova disso é que o Brasil tem mais falantes da antiga língua pomerana do que a própria Alemanha. No Brasil, a II Guerra Mundial também foi decisiva para a nacionalização dos imigrantes pomeranos. O ex-presidente Getúlio Vargas, após declarar guerra à Alemanha, proibiu o uso da língua alemã no País, a construção de casas com arquitetura germânica e as manifestações ligadas à cultura da Alemanha. Isso afetou Pomerode e todas as demais colônias no Brasil, que passaram a se abrasileirar cada vez mais.

Ao todo, 300 mil brasileiros são descendentes de alemães pomeranos. (*)



Véspera da Corrida

Aproveitei os dias 28 e 29 de outubro para bater várias fotos da ainda bucólica cidade. A entrega dos kits foi feita no dia 29 de outubro, das 9h às 18h30min, o local escolhido foi o Pavilhão de Eventos de Pomerode, mesmo local onde ocorre a já famosa Festa Pomerana, no mesmo local entre 18h30min e 21h30min ocorreu o já tradicional Jantar de Massas.

A Corrida

Após apreciar o típico café da manhã pomerano que foi oferecido no Hotel Schroeder onde eu estava hospedado juntamente com os "marcadores de ritmo" da Revista Contra-Relógio, fui para a tão aguardada largada, ainda tive tempo de arrumar um chapéu típico da região para prestigiar a bucólica cidade e seu simpático povo.

Marcadores de ritmo da Revista Contra-Relógio


Na largada contamos com a presença do padrinho da prova, o ultramaratonista Bernardo Fonseca que foi destaque no programa Fantástico da rede Globo de televisão por ter vencido em dois dias consecutivos a maratona de 42 km e a ultramaratona de 100 km respectivamente ambas na Antártida, sem dúvida um super desafio.


Momento da largada


Passando pelo principal pórtico da cidade


Carlos Hideaki acompanhando os marcadores de ritmo Sergio Rocha e ...


Alcançando os marcadores de ritmo que corre a 5 minutos por quilômetro.


E eis que eram os meus coelhos, Sergio Garpelli, e os marcadores de ritmo André Savazoni e Tutta.


No percurso muitos exemplos a belíssima arquitetura colonial alemã.


Os corredores estiveram cercados por muita natureza e ar puro durante todo o percurso.


Bandas típicas em várias partes do percurso.


No percurso de volta uma grata surpresa, o encontro de dois conhecidos organizadores de corrida do estado de Santa Catarina, o Kiko do Mountain Do e o Raul Cardoso da antiga e lendária Maratona de Blumenau.


O tapete vermelho no meio do percurso não poderia faltar, como sempre foi colocado para detectar os desonestos "cortadores de caminho".


Finalmente me aproximo do tão esperado posto de chope.


Claro que não ia perder a oportunidade, tomei dois chopes e ainda tirei uma foto com a banda típica junto com o amigo corredor de Joinville que por coincidência também me acompanhou durante grande parte do percurso do Desafio Praias e Trilhas que teve semana passada, pelo visto a prova anterior fez muito bem para ambos, estavamos num ritmo muito bom para quem participou de tão dura ultramaratona uma semana antes.


E da-lhe mais natureza exuberante pelo caminho, essa prova deixa qualquer um da cidade grande "intoxicado" de oxigênio, risos!!!


A prova teve a marcação de quilômetro em quilômetro por todo o percurso.


Mais arquitetura colonial.


Finalmente a tão esperada foto dos primeiros que chegaram depois de mim, vai lá pega o número deles e confere o meu tempo na lista de resultados, risos!!!


Eu e o amigo Sergio Garpelli de Laranjal Paulista.


Sergio Rocha, editor de arte da Revista Contra Relógio, que foi marcador de ritmo, estava feliz da vida no momento da entrega da medalha.


Marcadores de ritmo da Revista Contra-Relógio reunidos com o vários amigos celebrando a chegada da tão alegre e festiva corrida e da-lhe chope, risos!!!


Raul Cardoso, organizador da antiga e lendária Maratona de Blumenau, é entrevistado pelo narrador oficial da prova.


Ricardo Ziehlsdorff, organizador da Meia Maratona Cidade de Pomerode, servindo pessoalmente os corredores após a chegada. Lembrei na música do Jorge Ben Jor, Salve Simpatia, risos, veja o início da letra!!!

Com sorriso, carinho, suavidade, simpatia e amor, esbanjando saúde e alegria,
Ele vai chegar, ele vai chegar
Para animar a festa
Salve simpatia


Praticamente todos os corredores ficaram para ver a premiação


Este é o belíssimo Troféu


E esta é a belíssima Medalha, para Muttley nenhum botar defeito, Medalha, Medalha, Medalha, risos!!!


Essa turma veio do estado do Rio de Janeiro


E essa turma veio da cidade de Salto, estado de São Paulo


O mais curioso é que todos vieram numa Kombi, um dos mais famosos veículos criados na Alemanha, tudo haver, risos!!!


A maior surpresa foi sem dúvida poder apreciar uma roda de capoeira, arte típica da cidade de Salvador na Bahia, praticada pelos pomerodenses, este é o "Grupo de Capoeira Zoeira Nagô de Pomerode".

(*) A fonte sobre as informações da cidade de Pomerode foram obtidas na Wikipédia.
Abraços!

Ligações externas

Site oficial da Meia Maratona Cidade de Pomerode
Artigo sobre a cidade de Pomerode
Meus endereços para contato

5 comentários:

  1. Magnífico Pinguim.
    Texto excelente. O vídeo lá no início é super maneiro.
    Confesso que não vi muita coisa do que foi mostrado lá, rsrs
    Mas, no ano que vem voltarei com mais tempo para apreciar aquela belíssima cidade.
    Um forte abraço, e parabéns por correr e fotografar ao mesmo tempo.

    Ah, "roubei" algumas fotos do seu blog, ok?

    E por falar nisso, você tem algum site onde vende elas?

    Foi um prazer revê-lo, bem como ler novamente os seus relatos sobre as provas em que participa.
    Sucesso e tudo de bom.


    tutta-BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéms Pinguim.
    Foi também um prazer poder encontrá-lo nessa prova e conversar com você, no café da manhã no hotel.
    Igualmente ao Tutta, no comentário acima, que o encontrei na entrega dos kits.
    É sempre bom estar na companhia de pessoas de bem.
    Ótimas corridas e postagens a todos.
    Abs,
    César Condrati
    http://condrati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pinguim!

    Falar em velhos ditados, no seu caso o "quem espera sempre alcança" pode ser mudado para "quem corre também alcança (ainda mais rápido)" - rsrs.
    Belas fotos e bela corrida.

    Abraços mil!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso ai PINGUIM... gostei da matéria... muito legal, cheia de detalhes para ninguem ficar na dúvida. Tô até pensando em estar lá em 2012. Aguardemos... abç e novamente PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos nessa bela cidade.Parabéns!

    equipecpssorocaba.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!