segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comemoração dos 30 anos da minha primeira Corrida de São Silvestre

Texto: Marcos Viana "Pinguim"
Fotos: Tayla Pires, Suzana Raquel, Regina Takahira e Daniel Jaeger Segundos
Olá Amigos! No dia 31 de dezembro de 2011 comemorei "correndo e fotografando" os 30 anos da minha primeira participação na corrida de São Silvestre e também da minha primeira corrida oficial, já participei de 24 São Silvestres (em 1981 e em todas de 1989 até 2011).
A primeira vez que participei foi no dia 31 de dezembro de 1981, na época tinha acabado de fazer 15 anos, a largada era às 23 horas, saía e chegava na Av. Paulista e o percurso era ao contrário, descia a Av. Brigadeiro Luiz Antonio, passava pelo centro e subia a Av. Consolação a a distância da corrida era menor, tinha 8,9 km. Naquele ano quem ganhou a corrida na categoria masculina foi o experiente colombiano Vitor Mora com o tempo de 23min30s2, onde conquistou o tetra campeonato, antes ele venceu em 1972, 1973 e 1975, e na categoria feminina foi a estreante portuguesa Rosa Mota com o tempo de 26min45s8, foi a primeira vitória dela num total de 6 vitórias ininterruptas na Corrida de São Silvestre, depois ela venceu em 1982, 1983, 1984, 1985 e 1986, tornando-se a atleta que mais vitórias teve na mais clássica corrida da América Latina, superando inclusive o queniano Paul Tergat que teve 5 vitórias.

Veja o Diploma de Honra ao Mérito que ganhei na época.
Foi uma fase muito emocionante, tão emocionante que depois da prova não consegui voltar para casa na mesma hora, pois na época não existia transporte público depois da meia-noite, tive que andar na madrugada do dia 1 de janeiro de 1982, da Av. Paulista até o centro de São Paulo e esperar até às 5 horas da manhã para pegar um ônibus para minha casa, essa é a parte negativa que ninguém comenta sobre a São Silvestre a noite, costumo de chamar essa parte de "pimenta nos olhos dos outro é refresco", risos!, foi exatamente por esse motivo que só voltei a correr uma São Silvestre 8 anos depois, voltei em 1989, ano que ela passou a ser a tarde e que teve uma largada separada para as mulheres, a partir desse ano "corri todas" ininterruptamente até o ano de 2011, pois ficou muito mais fácil para voltar para minha casa e curtir a passagem do ano com a minha família, além disso tive muitas oportunidades de fazer grandes fotos da corrida de São Silvestre, principalmente da largada e do meio do percurso que não teria se a corrida fosse de noite, muitas dessas fotos foram impressas nas principais revistas de corrida do Brasil. Em 1989 o percurso da prova tinha 12,630 km, mas veja que curiosa coincidência em relação a ao ano de 1981, quem ganhou a corrida na categoria masculina foi o "também" experiente equatoriano Rolando Vera com o tempo de 36min45s, onde "também" conquistou o tetra campeonato, antes ele venceu em 1986, 1987 e 1988, e na categoria feminina foi a "também" estreante mexicana Maria Del Carmen Diaz com o tempo de 43min52s, foi a primeira vitória dela num total de 3 vitórias na Corrida de São Silvestre, depois ela venceu em 1990 e 1992. Reparem que na década de 80 quem "dominou" a São Silvestre foram os latino-americanos e portugueses.

Veja o Diploma de Honra ao Mérito que ganhei na época.
Veja o compacto da prova feminina e masculina da São Silvestre de 1989, com narração de Galvão Bueno e participações de Reginaldo Leme e Cléber Machado.
Na São Silvestre de 1994 eu começei a fotografar os corredores, começei com os que estavam fazendo uma homenagem para o Ayrton Senna que havia falecido em maio do mesmo ano, eu era fã do piloto, estava sempre correndo com o boné com a frase "Valeu Senna", na Av. Paulista, antes da largada, eu reuni todos numa grande turma e pedi para minha esposa tirar umas fotos com a câmera portátil dela.
Em 1994 o percurso da prova já tinha 15 km, distância oficial da prova até hoje e que começou a vigorar no ano de 1991 com vitória do mexicano Arturo Barrios com o tempo de 44min47s, onde conquistou o bi-campeonato, antes ele venceu em 1990, mas quem ganhou a São Silvestre de 1994 na categoria masculina foi o brasileiro Ronaldo da Costa com o tempo de 44min11s e na categoria feminina foi a etíope Derartu Tulu com o tempo de 51min17s.

Veja o compacto da prova masculina da São Silvestre de 1994, com narração de Cléber Machado.

Depois da chegada encontramos o mexicano Arturo Barrios, bi-campeão da São Silvestre (1990 e 1991), mais uma vez pedi para minha esposa fotografar, estava satisfeito e orgulhoso sustentando a reluzente medalha no peito.

Obs. Na São Silvestre 1981 e em todas de 1989 até o ano 2000 eu corri sem carregar uma câmera fotográfica, mas a partir do dia 31 de dezembro de 2001 fotografei e corri com minha câmera fotográfica durante todo o percurso da prova todas as edições da São Silvestre, ininterruptamente, até esta mais recente de 2011.

Atualmente trabalho como fotógrafo na Revista Contra Relógio que foi criada pelo editor Tomaz Lourenço, a minha primeira foto impressa na revista foi publicada em janeiro de 2002 que por coincidência era a tão comemorada edição nº 100, a foto esta na página 13, tenho dezenas de fotos de minha autoria publicadas nas capas da Contra Relógio e centenas dentro dela, inclusive várias da Corrida de São Silvestre.

Revista Contra Relógio nº 125 - edição de fevereiro de 2004
Foto da Largada da São Silvestre de 31 de dezembro de 2003


Revista Contra Relógio nº 137 - edição de fevereiro de 2005
Foto da Largada da São Silvestre de 31 de dezembro de 2004


Revista Contra Relógio nº 197 - edição de fevereiro de 2010
Foto da Largada da São Silvestre de 31 de dezembro de 2009


Na concentração para a largada da São Silvestre de 2010 fui fotografado pela amiga Regina Takahira num momento de descontração com o animado grupo de corredores-sambistas da Equipe Pinima, fundado por Dempsey Lima Filho, 64 anos (o homem do banjo).

Na São Silvestre de 2010 o fotógrafo e amigo Daniel Jaeger Segundos me fez uma sequência de fotos enquanto corria e fotografava na subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio.

Espero que tenham gostado da minha história, me despeço desse artigo com essa emblemática foto, nesse momento estava fotografando o fotógrafo Daniel Jaeger Segundos, mas ela também pode simbolizar que estava fotografando todos vocês, risos, desejo a todos um 2012 cheio de saúde, paz, sabedoria e prosperidade!!!
Nos vemos pelas corridas. Abraços!!!
Ligações internas

Artigo sobre a Minha Carreira no Mundo das Corridas

Ligações externas

Artigo sobre a Corrida Internacional de São Silvestre
Artigo sobre a cidade de São Paulo
Meus endereços para contato

55 comentários:

  1. Muito bom seu relato Marcos. Toda vez que comento para as pessoas que corro, a pergunta que vem logo de cara é: "Já correu alguma São Silvestre?". Confesso que assim como você relatou que há tempos atrás era ruim correr esta prova a noite, hoje eu já não a vejo com olhos de outrora. Principalmente pela mudança de percurso e a forma de tratar os corredores. Mas ainda espero que tal atitude mais a frente venha a mudar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dart! Agradeço seu comentário. Podemos dizer para o pessoal que corremos uma ultramaratona de 100 km, não adianta, eles vão dizer, tudo bem, mas você correu uma São Silvestre???, risos!!! Um grande abraço!!!

      Excluir
  2. Parabéns Marcos, muito legal seu post. 30 anos de corridas tem que ser comemorado mesmo, afinal, foram muitas conquistas e vitórias, sem falar nos inúmeros amigos agregados ao longo desse tempo. Uma linda história de vida. Deus continue te abençoando muito.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Haudrey! Agradeço seu comentário, realmente durante toda essa trajetória, fazemos muitos amigos, e também surgiram muitas oportunidade de trabalho e muitos convites para correr em outros estados e até fora do Brasil. Mas o melhor de tudo isso e a preocupação com a saúde e com o bem estar. Abraços!!!

      Excluir
  3. Nossa! Eu ainda tenho umas revistas Contra-Relógio com essas capas, rs.Parabéns Pinguim. Sempre presente nas principais corridas por esse pais afora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina! Grato pela sua atenção, que legal saber que você tem essas revistas, guarda elas como recordação, pois a cada ano elas se tornam mais raras e exclusivas, nelas estão contidas uma parte importante da história da corrida no Brasil, se um dia você querer se desfazer delas me avise que eu as guardo com muito cuidado para mostrar para as futuras gerações. Abraços!!!

      Excluir
  4. Pinguim boa noite, vc é uma biblioteca humana cara sensacional a sua história parabéns cara showww, muito bom recordar o passado ainda mais que para eu nessa época eu nÃo corria e vem cá pode dizer a verdade dá uma saudade ernome, não é mesmo!!!

    Valeu campeão,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Jorge! Mais uma vez agradeço sua atenção e comentário, gentiliza sua dizer que sou uma "biblioteca humana", não sou nada disso, sou apenas um editor-tradutor voluntário da Wikipédia, essa sim uma verdadeira biblioteca socialista on-line onde todos os povos do mundo sem distinção de classe social, raça, religião e idioma podem participar, eu apenas comecei mais cedo a praticar a corrida de rua e descobrir seus efeitos benéficos para saúde e também para a mente, realmente tenho saudades, principalmente da minha mãe que faleceu no ano 2000, lembro que após o termino da São Silvestre voltava orgulhoso para mostrar a medalha para ela, ela ficava super feliz, depois mostrava a medalha para todos os familiares e para os vizinhos mais próximos da família que me parabenizavam, hoje percebo que diminuiu muito este encantamento quando chego no meu bairro no último dia do ano. Por isso temos sempre que buscar novos desafios. Abraços!!!

      Excluir
  5. Muito legal, Pinguim. Como te disse lá pelo Facebook, gostaria muito de ter feito uma São Silvestre noturna, que é como a prova foi criada e se tornou mitológica (apesar desse perrengue aí de não ter como voltar pra casa!). Tive o prazer de experimentar um treino noturno no percurso de 15 km que vigorou até 2010, que logicamente não é a mesma coisa, mas pelo menos deu um gostinho. Parabéns pela sua longevidade no esporte, digna de admiração e elogios. E pelo belo trabalho com que você sempre nos brinda. Traduzir em imagens o espírito da corrida é, de certa forma, fazer poesia.

    Abraço!

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio! Realmente tive a oportunidade de conhecer as várias fases da São Silvestre, em todas elas temos os prós e contras, apesar disso, sempre será um encantamento correr ela, não importa a hora, o percurso e a distância que ela vai ter, fiquei feliz com o seu reconhecimento do meu trabalho de fotógrafo-maratonista, dizendo que minhas fotos conseguem transmitir o espirito da corrida em forma de poesia. Mais um grande incentivo para eu lançar um livro de fotografias. Abraços!!!

      Excluir
  6. Que bela história Pinguim.
    Parabéns pelos 30 anos de sua primeira São Silvestre e pelas 24 participações nela.
    Um dia ainda chegarei nesse número. hehe

    Abraço.

    PS: Conseguiu fotografar esta última São Silvestre com tod aquele "dilúvio" que caiu??? hehe

    Sucesso e bom ano de 2012 pra você.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tutta!

      Me lembro que você também fez parte da minha história na São Silvestre, lembra do almoço horas antes da largada da São Silvestre de 2010, quando a camisa oficial da São Silvestre foi da cor laranja igual a cor da camisa oficial da equipe Baleias. Nesse ano o Miguel até te homenageou com uma medalha Baleias.

      Um grande abraço!!!

      Excluir
  7. Que historia legal heim pinguim. Fico feliz por você conseguir realizar seus hobbies e trabalhos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gabriel! Também fiquei feliz com sua atenção e o seu comentário, acho que essa junção que você falou sobre "hobbies e trabalhos" se aproxima do pensamento do sociólogo italiano Domenico de Masi, que mais recentemente assumiu o posto de professor de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza de Roma, além de ser diretor da S3 Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou. Escreveu diversos livros, alguns deles tidos como revolucionários, entre eles se destacam: "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Ócio Criativo" e "O Futuro do Trabalho". Abraços!!!

      Excluir
  8. Parabéns pela sua dedicação e talento, da pra sentir que você faz o que realmente gosta, por isso que fica bom, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião! Obrigado pela mensagem, realmente eu curto muito o que faço, estou conseguindo num mesmo evento juntar esporte, lazer, viagem, trabalho, arte e cultura geral. Acabo reunindo tudo isso nos meus artigos com textos detalhados, fotos, vídeos e links internos e externos, claro que tenho que treinar muito a corrida e estudar muito os assuntos relacionados ao local que visito. Abraços!!!

      Excluir
  9. Amigo, maravilhoso e histórica a matéria e o Blog.

    Parabéns por este marco. Esta conquista. Mais do que ninguém vive duas paixões em momentos únicos: corrida e fotografia. São duas coisas que adoro, mas, ninguém vive e ama isso intensamente como você nas provas.

    Das mais de 30 provas que participei desde 2005, eu te vi em pelo menos 27 delas. Você é incrível, competente e vencedor!

    Parabéns, Marcos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Arlotti! Puxa vida fiquei super feliz e surpreso com essa grande quantidade de encontros nas corridas, acho que o meu chapéu ajudou bastante para você me achar na multidão e também para me visualizar mesmo que esteja bem longe, além do barulho que costumo fazer quando estou com muita adrenalina e super feliz. Nos vemos pelas corridas do Brasil e da América do Sul. Um grande abraço!!!

      Excluir
  10. Parabéns. Poucos conseguiram tanto. E acho que ninguém conseguiu tudo isso tirando foto. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enio! Grato pela mensagem. Acho que já bati o recorde mundial, vou pedir para registrar meu nome no Guinness Book, risos!!! Abraços!!!

      Excluir
  11. oi Pinguim li sua história me fez recordar várias São Silvestres que eu assisti pela TV vendo as fotos como vc e parecido com o Airton Senna,quando tú era mais jovem!!!!
    Bela recordação meu amigo,um abração do panga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Xará! Foi bom saber que eu era parecido com o Ayrton Senna, deve ser devido ao formato do meu nariz e olhos, e pela mesma origem portuguesa, hoje estou mais parecido com os Piratas do Caribe, não o com o artista principal mas com os coadjuvantes, risos!!! Abraços!!!

      Excluir
  12. Parabéns a voce que já com certeza faz parte da historia das corridas nesse país, e que siga com passos firmes e fortes fotografando emoção e levando emoção a todos nós corredores!!!!
    Abraços.

    Thaine Ribeiro
    @blognacorreria
    www.nacorreria.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thaine! Sinto-me honrado com o seu comentário, são pessoas como você que me dão ânimo e me fazem continuar a acreditar no meu trabalho de fotógrafo-ultramaratonista. Um grande abraço!!!

      Excluir
  13. Parabéns Marcão, você é um exemplo para todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu George! Legal saber que sirvo de exemplo, acredito que o mais importante é correr por prazer e não por obrigação, quando isso acontece tudo flui melhor e a corrida acrescenta qualidade de vida. Abraços!!!

      Excluir
  14. Querido Pinguim: não somos nós que escolhemos a corrida; ela que nos elege. Assim como uma deusa grega alada, ela sobrevoa os mortais e os seleciona não pela aparência, compleição física ou força muscular; ela escolhe aqueles que tem o desejo obstinado de jamais desistir de seus sonhos na vida... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean! Obrigado pela sua mensagem. Gosto muito do seu grande conhecimento da cultura grega, ano passado enfrentei os Desafio das 6 Maratonas Brasileiras, em 2012 quero repetir esse desafio e acrescentar mais 6 ultramaratonas, totalizando um grande desafio de 12 provas longas, esse meu desafio também remete a mitologia grega, especificamente da conhecida história dos 12 trabalhos de Héracles (mais conhecido pelo nome latino de Hércules).
      Héracles (em grego: Ἡρακλῆς, transl. Heraklēs, um composto formado por Ἥρα, "Hera", e κλέος, "glória"), na mitologia grega, era um semideus, filho de Zeus e Alcmena. Reunindo grande força e sagacidade, Héracles foi, na mitologia greco-romana, o mais célebre de todos os heróis, um símbolo do homem em luta contra as forças da Natureza, exemplo de masculinidade, ancestral de diversos clãs reais (os Heráclidas) e paladino da ordem olímpica contra os monstros ctônicos.
      χαιρετισμούς!!!

      Excluir
  15. Marcos
    Parabéns
    Quem não valoriza a história e a memória perde a grande oportunidade de aprender e viver melhor. Não posso me esquecer da minha primeira subida da brigadeiro em 2003 e de como esperei a edição da contra relógio de janeiro. Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred! Agradeço sua mensagem, felizmente agora temos a internet como uma poderosa ferramenta de armazenamento e de divulgação da nossa história, aliás ferramentas para a transmissão rápida e barata do conhecimento é o que não falta, o que falta é a vontade do povo em querer aprender. Abraços!!!

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá Mario! Agradeço sua atenção e mensagem positiva, todos nós somos vitoriosos por ter chegado até aqui, vamos em frente que atrás vem gente. Abraços!!!

      Excluir
  17. Olá Marcos, interessantíssima sua grande trajetória nas corridas de São Silvestre – SP adorei poder conhecer melhor dessa excelente corrida de rua, e hoje vejo como é importante a programação e discussão para melhorias das corridas em nosso país, pois acabar uma corrida e só conseguir chegar a sua casa 6h depois, não consigo nem imaginar! Tomara que a São Silvestre do ano passado sirva como exemplo para se pensar na do final desse ano. Realmente você esta de parabéns, torço sempre por suas vitórias e excelentes fotos. Abraços!
    Maivan Fernández - Corredor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maivan! Fico feliz em saber que gostou da minha história, aliás essa história não é só minha, mas de milhares de pessoas que participaram de qualquer edição da Corrida de São Silvestre, seja correndo, trabalhando ou simplesmente assistindo. Um grande abraço!!!

      Excluir
  18. Muito bom saber que dedicação e persistência elevam o moral e o caráter de qq ser vivo. Parabens corredor, muitos KM de corrida para todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Italouco! Agradeço sua atenção, realmente devemos ter muita persistência, as vezes parece que o que fazemos é uma loucura, mas ser for mesmo, é uma loucura saudável e que nos trás qualidade de vida, afinal "de médico e louco todo mundo tem um pouco", risos!!! Aproveitando o assunto, não deixe de ler o livro "Elogio da Loucura" do escritor holandês Erasmo de Rotterdam, até hoje foi uma das melhores obras que já li, inclusive eu aplico na prática seus conhecimentos. Abraços!!!

      Excluir
  19. Muita história pra contar... Um dia ainda chego lá, ainda estou engatinhando. Eu participei da SS de 2010 e se a chegada um dia voltar para a AV. Paulista eu a corro novamente caso contrário, fico de fora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel! Agradeço sua mensagem. Em 1989, quando a largada da corrida passou da noite para a tarde, com certeza muita gente teve o mesmo pensamento de só voltar a correr ela quando ela voltasse a ser a noite, 23 anos se passaram e ela continua a ser a tarde, muitas dessas pessoas voltaram a participar da prova, muitas morreram e muitas não podem nem mais andar, em resumo, o mais importante é continuar treinando e aproveitando as oportunidades da vida principalmente quando temos saúde e entusiasmo. Abraços!!!

      Excluir
  20. Marcos, o prometido é devido! Aqui estou no seu blog, que desconhecia... Parabéns pelo blog e pelo fantástico aniversário de 30 anos a correr!
    Vou passar a seguir o blog com regularidade.

    Grande abraço desde Portugal!

    Paulo Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Agradeço sua atenção. É uma honra receber comentários do outro lado do Atlântico, meu avô João já falecido, era português, e meus pais de criação também falecidos, também eram portugueses, por isso tenho um grande desejo de poder correr e fotografar as grandes corridas de Portugal, dentre elas a Meia-Maratona de Lisboa, a Maratona de Lisboa, a Maratona do Porto e a Meia-Maratona do Douro. Com certeza farei um grande artigo com muitas fotos de cada uma delas.

      Grande abraço desde o Brasil!!!

      Excluir
  21. Parabéns xará!! Realmente a corrida noturna era mais charmosa, porém passar a virada do ano esperando o busão não dá...kkkk.Suas fotos são incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Xará!!! Agradeço seu comentário, fico feliz em saber que gosta do meu trabalho de fotógrafo-corredor. Nos vemos pelas corridas. Abraços!!!

      Excluir
  22. Parabéns, um cara, muitos acontecimentos e muitas histórias. Abraços,

    Rogério Silva

    ResponderExcluir
  23. 30 Anos é uma vida a correr e, desde já, o meu forte abraço de parabéns ao querido amigo Marcos Viana Pinguim pela efeméride. Aquilo que me toca neste artigo é a forma como o Marcos "colou" a sua paixão pela corrida e pela fotografia à S. Silvestre de S. Paulo. Costuma dizer-se que não há amos como o primeiro e esta prova de estreia, nos idos de 81, como que fez dele uma outra pessoa. Muito bonitas as palavras e as fotos, particularmente emocionante a sequência em que, máquina em punho, Marcos Viana Pinguim corre. Correndo acompanha, vê, sente e... transmite! Obrigado, campeão, pelos testemunhos e venham de lá mais 30!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim! Muito obrigado pelas sábias palavras, confesso que foi a primeira vez que vi alguém usar a rara palavra "efeméride", tanto é que fui procurar no dicionário o seu significado.

      "Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia."

      Cheguei a conclusão que essa palavra é mais que perfeita e tem tudo haver com o título "Comemoração dos 30 anos da minha primeira Corrida de São Silvestre".

      Um grande abraço!!!

      Excluir
  24. Olá Pinguim, muito obrigada por nos dar a oportunidade de conhecer a história da S.Silvestre, adorei e viajei no tempo, pois me lembro perfeitamente de quando a Corrida era à noite e também dos nomes que você citou.
    Sempre o vejo fotografando nas corridas, mas nunca ia imaginar que era um veterano da SS, é gratificante saber que além de corredor você é o responsável por eternizar os fatos através do seu trabalho. Você tem muitos motivos para comemorar. Parabéns!!! e continue nos brindando com seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corredora Hen! Eu é que agradeço a sua atenção e por ter deixado seu comentário. São vocês que nos motivam a continuar a trabalhar como fotógrafo-corredor. Nos vemos pelas corridas. Abraços!!!

      Excluir
    2. Marcos, o seu relato é uma verdadeira fonte de inspiração para toda uma geração. Para os mais jovens, que agora estão com os seus 15 anos, por exemplo, evidencia o quanto que a paixão e o comprometimento naquilo em que se acredita, é importante para superar os sacrifícios. Para mim, que também compartilho dessa jornada, evidencia o quanto ainda tenho que aprender.
      Você é uma pessoa privilegiada. Em seu relato, podemos sentir um pouco do poder da São Silvestre. Afinal, são 87 anos de história e, você, testemunhou uma parte dela, em diferentes momentos. Neste período, fico imaginando: Quantos atletas percorreram as avenidas de São Paulo? Quantos atletas subiram ao pódio? Quantos, quase chegaram lá? Nas entrelinhas de seu relato, entendemos que nada disso importa, pois, mais importante do que o destino, é a jornada. Com certeza, você vivenciará muitos outros momentos marcantes.
      Correr, por si só, já é um grande desafio. Fotografar, também. Correr e fotografar, ao mesmo tempo é mais desafiante ainda. O seu trabalho possui uma grande responsabilidade social, no sentido de estimular a prática do esporte, permitindo a quem está de fora, sentir um pouco da emoção de quem está dentro. O seu exemplo demonstra que os limites estão aí para serem superados.
      Parabéns pelo Blog. Continue alimentando-o com os seus excelentes relatos sobre o mundo da corrida e da fotografia, ou de ambos!

      Excluir
  25. Parabéns pelo maravilhoso relato Pinguim! Ele me permitiu voltar no tempo. Não sei ao certo o ano que comecei a assistir a São Silvestre pela TV. Imagino que foi no ano de 1972, quando fui morar na cidade de Sobral, Ceará e lá já era possível sintonizar a TV Globo. Mas confesso que não lembro. Só sei que, a partir de 1972, ou quando começaram as transmissões ao vivo, não perdi uma sequer. Naquele tempo, como eu era o contador da Agência do banco em que eu trabalhava, no dia 31 ficava fechando o balanço até altas horas, mas logo que terminava corria para casa para assitir a corrida. Era a hora de relaxar e "tomar todas"!!!
    Hoje, após haver me tornado um corredor e apaixonado por corridas, descubro que essa paixão é antiga, só que eu não sabia.
    Sinto-me um privilegiado por ter oportunidade de conhecer um pouco de seu maravilhoso trabalho como fotógrado. Maravilha mesmo! Mais uma vez para parabéns...
    Pretendo correr minha primeira São Silvestre neste ano de 2012, mas Deus é quem sabe. Posso dizer que já comecei a preparação. Agora é esperar o dia 31/12/2012 chegar. Quem sabe nos encontraremos por lá. Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo corredor da terceira idade!!!

      Agradeço seu comentário, achei muito legal saber que você não perdia nenhuma transmissão da Corrida de São Silvestre, desejo para você um feliz 2012, com muita saúde e paz, e que possa correr muitos quilômetros durante a sua terceira, quarta, quinta, ... idades.

      No dia 31 de dezembro de 2012 "se Deus quiser" estarei na largada da São Silvestre esperando você e todos os meus outros amigos passar correndo para eu fotografar.

      Um grande abraço!!!

      Excluir
  26. Parabéns Pinguim! muita história pra contar em!

    Interessantíssimo esse Diploma de honra ao mérito de 1981, e também a capa da Revista ContraRelógio de 2003 e 2005...

    Logo logo correrei minha primeira SS.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Um curriculum e tanto!!
    30 anos de muito prazer! Afinal, é isso que a corrida proporciona não é mesmo!? continue correeendo amigo! rsrsrs...Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Muito bom !!! Parabéns pela iniciativa. Ótimo histórico desta corrida tão tradicional.

    ResponderExcluir
  29. Curiosidade. Quando eu corria, por volta de 1981, era comum esses certificados de participacao e parece que hoje em dia o comum sao medalhas de participacao. Na epoca nao era comum medalhas, tenho pouquissimas, mas tenho colecionado medalhas da Sao Silvestre, seja em fotos, seja a medalha mesmo e tenho da decada de 30, 50, 70 e sei que existiram na decadas de 60, 80(sei que teve em 82 uma vagabunda, dessas genericas com plaquinha de corrida e gravacao atras sobre a SSilvestre), 90 e mais recentes. Pergunto, essas primeiras que voce participou nao tem medalhas ? Será que eram apenas para quem ganhava em alguma categoria ?

    ResponderExcluir
  30. Pinguim já lhe disse uma vez e torno a repetir vc é lenda viva do atletismo parabéns pela brilhante carreira, 30 anos de corridas não é para qualquer um não...Sou seu fã...Continuar correndo nos dias atuais não é mole não...Outra coisa verifiquei nas fotos acima que vc era fininho hein...hehehe...Desejo a vc uma ótima SS 2012 e que vc tenha um abençoado Feliz Novo e que em 2013 possamos estar juntos correndo muitos e muitos Kms e é claro que fotografando muitos os corredores.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!