segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Correndo com Dean Karnazes em São Paulo

Texto e fotos de Marcos Viana "Pinguim"

Olá Pessoal !

Nesse fim de semana eu e mais uma centena de corredores tivemos o privilégio de correr com o ultramaratonista Dean Karnazes pelas ruas da cidade de São Paulo.
Começamos a correr com ele no momento da largada que foi as 19 horas do dia 12 de setembro na Av. Hélio Pellegrino 100, em frente a Frutaria São Paulo, nesse dia acompanhei o grupo até a entrada do Parque do Ibirabuera, correndo uma distância de 6,5 km.
Voltei para casa para dormir, e as 7 horas da manhã do dia 13 de setembro já estava na Av. Paulista em frente ao Masp, da onde partimos para o grande giro pela zona sul de São Paulo, quando paramos em frente ao Estádio do Morumbi tinhamos corrido mais 45 km (segundo as marcações dos GPS de alguns companheiros da corrida), e depois corremos mas 17 km até o Shopping Morumbi onde finalizamos a aventura, ou seja corri 6,5 km no dia 12 e 62 km no dia 13 (meu recorde pessoal) totalizando 68,5 km do Desafio 24 horas do Dean Karnazes.

A entrega do Kit

A entrega dos kits foi na loja The North Face do Shopping Morumbi, e era composto de uma bela camisa confeccionada com fibra de bambu, um par de meias GU, um repositor energético GU, um garrafa de 505 ml de água enriquecida de vitaminas sabor limão da marca Waterplus e um livro escrito por Dean Karnazes com o título 50 maratonas em 50 dias da editora Leblon.























































Eu e os vendedores da The North Face

A largada do Desafio 24 horas

As 7 horas do dia 12 de setembro ocorreu o primeiro encontro de Dean Karnazes com os participantes do Desafio 24 horas, muito simpático e sempre sorridente, pousou para inúmeras fotos ao lado dos seus admiradores e concedeu muitos autógrafos.

















 
Eu e o Dean Karnazes

























Correndo 68,5 km ao lado de Dean Karnazes

Do Masp até o Parque Villa Lobos

Depois de ter corrido com Dean Karnazes da Frutaria São Paulo que fica na Hélio Pellegrino até a entrada do Parque do Ibirapuera totalizando 6,5 km resolvi ir para casa para dormir e descançar para recuperar as energias para poder correr e fotografar a aventura de Dean durante o dia, começamos a correr da 7h20 partindo de frente do Masp e indo em direção ao Parque Villa Lobos onde demos uma parada para se hidratar e se alimentar.






































































Dean Karnazes assim como a maioria dos ultramatonistas tem uma dieta rica em carboidratos e frutas, na foto vemos Dean colocando sal na maça para se proteger principalmente da hiponatremia, podemos observar que ele também ingere pizzas e outros lanches pelo caminho.

Partindo para o Bosque do Morumbi


Após a parada em frente ao Parque Villa Lobos a próxima etapa era correr até chegar na Praça Alfredo Volpi (Bosque do Morumbi), segundo informações passadas pela organização do evento o plano original era passar por dentro da USP, mas infelizmente as autoridades locais não permitiram, a organização então decidiu contornar a USP passando pela Av. Jaguaré e pela Av. Corifeu de Azevedo Marques, foi exatamente no trecho da Corifeu que Dean Karnazes e todos que o acompanhavam enfrentaram talvez o ponto mais dificil do desafio, pois somando-se o sol escaldante, mais a falta de árvores, mais o asfalto irregular e esburacado juntava-se o pior de todos os vilões aquele que Dean e eu tanto combatemos nas nossas entrevistas, a temida poluição atmosférica dos veiculos automotores que nesse trecho até no domingo era alta, mas finalmente conseguimos chegar no Bosque do Morumbi onde demos mais uma parada para hidratação, alimentação e descanço.





































































 

Partindo para o Estádio do Morumbi

Saimos do Bosque do Morumbi para correr pelas belas e arborizadas alamedas do bairro com várias subidas e descidas, isso ajudou muito na desintoxição do aparelho respiratório tão prejudicado no trecho anterior, depois de passar por várias ruas seguimos para o Estádio do Morumbi, adicionando na minha rodagem deste domingo 45 km (desde o Masp), nesse local Dean colocou seus pés no gelo.






































 
Ponte Estaiada e Chegada

Nesse trecho estava pensando em parar, já estava no ritmo de corredor de fim de maratona, mas depois de me alimentar bem inclusive comendo dois pedaços de pizza, um lanche de queijo com presunto, bebido 220 ml de achocolatado em caixinha e duas latinhas Red Bull fiquei animado ainda mais com o alto astral do Dean Karnazes e do grupo todo, neste trecho nos acompanhou o maratonista várias vezes campeão Adrino Bastos que inclusive pediu para o Dean Karnazes autografar na camisa dele, partimos em direção da famosa Ponte Octávio Frias de Oliveira popularmente conhecida como Ponte Estaiada, e depois para finalizarmos no Morumbi Shopping dentro do tempo estipulado, uma proeza da organização que sendo especialista em corrida de aventuras sempre tem o total controle do cronograma dos locais e dos horários de parada e partida, estão todos de parabens.
























Valderez Pereira e Jorge Cerqueira receberam prêmio por acompanhar Dean Karnazes durante todo percurso.


















Dean Karnazes e Adriano Bastos

Repercução na Mídia

Veja a reportagem que foi transmitida no programa Fantastico da Rede Globo:




Veja também

Artigo sobre Dean Kanazes na Wikipédia (em inglês)
Valmir Nunes o Legendário Ultramaratonista do Brasil
Yiannis Kouros a Lenda das Ultramaratonas
Maratonista de 70 anos conseguiu correr maratona abaixo de 3 horas treinando em torno do cemitério
Marcos Viana Pinguim o Corredor do Cemitério

Ligações externas

Site oficial do Dean Karnazes

21 comentários:

  1. Meu caro primeiramente parabéns pelas lindas fotos ... e parabéns pela oportunidade de correr ao lado de um dos 100 caras mais influentes do MUNDO ... deve ter sido uma sensação única !

    Sucesso e Abraços !!!

    ResponderExcluir
  2. Pinguim,

    Muito bom ter compartilhado o último trecho do Desafio contigo. Nos vemos hoje a noite na TNF-Br?!

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Rapá do céu, mas que côsa chique! que beleza de participação! pela descrição, foi um encontro e atividade muito emocionante. Tremendo astral, meu amigo. Depois dessa aventura tão bonita, você pode sentir-se muito orgulhoso com toda razão. Além disso, vejo nas fotos a presença importante do Jorge do Rio, mais o Adriano e também uma mocinha de cabelos brancos, seria por acaso a Lucina Ratinho? você esteve em muito boa companhia, só gente importante, rapá! Parabéns, muitas vezes!

    ResponderExcluir
  4. Grande Pinguim! Aqui está a prova de que eu visito o seu blog! (risos)
    Parabéns pela excelente Cobertura Jornalística (com "C" e "J" maiúsculos) e pelas belas fotos. Foi gratificante conhecer o Dean Karnazes ontem, um exemplo de pessoa humilde, simples, simpática e muito determinada.
    Vida longa ao seu blog!

    Marcelo Jacoto

    ResponderExcluir
  5. Oi Pinguim,
    Foi sensacional
    Parabéns pelo novo recorde 63,5km
    Abraço,
    Harry

    ResponderExcluir
  6. Parabens Marcos, belas fotos, bela corrida. Paabens pelo record de kilometragem de uma maneira prazerosa e interessante.

    ResponderExcluir
  7. Você é um verdadeiro herói, pois correr com a máquina fotográfica não é fácil...
    Grande abraço
    Alberto Peixoto

    ResponderExcluir
  8. Valeu Pinguim, foi show!
    Parabéns pelo blog, já sou seu seguidor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. E ai, Pinguim!
    Valeu, cara. Vc era o mais animado naquelas subidas do Morumbi! Também, pra quem treina na Vila Formosa, é bico!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, Pinguim! Super fotógrafo e maratonista!
    Beijo
    Yara Achôa

    ResponderExcluir
  11. Pinguim só fiquei chateado comigo mesmo,pois esse grande desafio tão perto de nossa casa e eu nem pude lá de dar um abraço foi imperdoavel pra mim,mas ao mesmo tempo transformo tudo isso em muitas felicidades por saber que tenho amigos como você.
    Amigo que Deus te abençõe grandemente sua vida Abração e um ótimo final de semana.
    Valmir ( Informativo Podium )

    ResponderExcluir
  12. SI OCE ADIVINHA QUEM TA PASSANU OCE GANHA UM QUEIJINHO DI MINAS;;SABI MEU AMIGO EU GOSTO DI LE OQUE OCE ISCREVI;AS FOTOS SAO TUDO FEITO COM MUITO CARINHO .CONTINUI ASSIM QUI ISSO FAZ BEM PRA NOZ TODOS.FICA COM DEUS ;

    ResponderExcluir
  13. Grande Pinguim. Abraço dos Baleias de BH com a comemoração da nova quilometragem no curriculo, ficando cada vez mais difícil alguém bater o recorde da distância com máquina na mão.
    Parabéns e a gente se vê em Foz! Miguel Delgado

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante este trabalho Marcos que novas oportunidades surjam para que vc venha mostrar este trabalho Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  15. SENSACIONAL, é o que eu tenho pra dizer deste desafio e do Dean.
    Parabéns pra todos que o acompanharam nesta festa, pois para ele nem parecia 24 horas de corrida. O cara correu o tempo todo sorrindo e ao final ainda tinha pique pra uns passos de dança,rsrs
    Fiquei aqui só na vontade de estar lá correndo.
    Este cara é realmente um Super-Homem, uma pessoa abençoada pelos deuses.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Grande Pinguim td bem?
    Excelente reportagem que vc fez sobre essa lenda: Dean Karnazes.Realmente é um grande incentivo para todos nós corredores.
    Parabéns por sua participação e pelo seu recorde pessoal em Ultramaratona!
    Um dia pretendo começar a correr Ultramaratonas também.
    Mais uma vez parabéns

    José Roberto

    ResponderExcluir
  17. Grande Pinguim,
    primeiramente parabéns pelo seu recorde!
    é daí pra cima agora! rs
    essa corrida foi maravilhosa por vários motivos. o primeiro foi termos o prazer de correr com o Dean Karnezes e também com o Adriano Bastos. Podemos dizer com orgulho que corremos no mesmo ritmo de ambos!
    Outro motivo muito bom, foi o fato de ter aproximado corredores que se conheciam pouco, como o nosso caso. A gente já tinha se visto, já tinha se falado, mas nada como muitas horas correndo para aproximar mais ainda!
    As fotos estão excelentes, como era de se esperar.
    Não vou fazer Foz do Iguaçu, mas irei em muitas outras, como Curitiba, por exemplo.
    Abração,

    Rodrigo Damasceno
    www.maniacoporcorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que Blog incrível!... Que saudade do asfalto :(
    Sou a corredora mãe da Giulia que JC (maratonista) citou no blog dele. Meu blog de corridas está parado mas é só temporariamente porque se Deus quiser tudo vai se acertar! Vim aqui para agradecer o apoio e carinho... O mínimo que possa ser para cada um para nóss já é o máximo... obrigada de coração!
    Se não fosse realmente a força e apoio que estou recebendo de amigos seria muito difícil essa caminhada!
    Ótimos treinos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Legal vc correr com o Karnazes.
    Parabens Pinguim pelo seu recorde pessoal.
    E ele experimentou nossa feijoada?
    Abraços.
    Eli Leite - www.elielite.com.br

    ResponderExcluir
  20. Realmente foi incrivel essa corrida...Showww Pinguim.
    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
  21. Show de matéria, de fotos e tudo mais, muito legal mesmo Marcos Viana Pinguim, e o Jorge Cerqueira, no meio. Abraços a vcs ai feras!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!