quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Valmir Nunes o Legendário Ultramaratonista do Brasil

Olá Pessoal !

Neste "Post" conto um pouco da história de mais um grande campeão de Ultramaratonas, vou falar de Valmir Nunes, mas antes achei oportuno passar o seguinte comentário:

Estudando a história do Valmir Nunes, de Yiannis Kouros e de Ed Whitlock, ambos corredores de longa distância que bateram os mais incríveis recordes mundiais jamais imaginados, e que para isso tiveram que desafiar os limites da resistência do corpo humano, correndo o risco de ficar entre a vida e a morte, todos eles dependeram de uma relação muito forte com os cemitérios, no caso do Valmir Nunes em quase toda sua carreira ele foi patrocinado pelo cemitério Memorial, o Yiannis Kouros mora numa residência com vista para o Cemitério de Trípoli, e o Ed Whitlock praticamente só treinou em torno do Milton Evergreen Cemetery, que fica a 500 metros de sua casa.

Não pode ser mera coincidência, mas como dizia William Shakespeare, “Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que possa imaginar nossa vã filosofia”

Valmir Nunes é um ultramaratonista brasileiro que nasceu na cidade paulista de Santos, no dia 16 de janeiro de 1964.

Valmir sempre foi apaixonado por esporte, sendo sua primeira paixão, o futebol. Como corria muito atrás da bola sem muito sucesso, Valmir, aos 16 anos acabou abandonando o futebol e partindo para o esporte que o lançou ao mundo, o atletismo.

Aos 18 (dezoito) anos de idade, Valmir lutou seriamente contra uma doença grave que colocava em risco a vida do atleta. Após essa importante vitória, Valmir que até então era corredor de provas de rua (10 km, meia maratona e maratonas), resolveu encarar novo desafio. Aos 22 (vinte e dois) anos, disputou uma competição de 100 (cem) kilometros, especializando-se nesse tipo de prova, sendo o melhor atleta da América Latina.


Em 1990, Valmir iniciou sua vida profissional, inspirado na leitura de livros espanhóis sobre ultramaratona no exterior. Essa leitura ocorreu após a vitória de Valmir na ultramaratona em Uberaba, com o tempo de 7 horas e 15 minutos.

Já em 1991, em Madrid, Valmir conseguiu abaixar o tempo, vencendo com 6 horas e 35 minutos, batendo o recorde da prova.

O primeiro grande sucesso marca a carreira de qualquer pessoa. Assim, aconteceu com Valmir Nunes, numa quarta-feira de maio de 1991, quando recebera a notícia que participaria da ultramaratona mundial na Itália, no próximo sábado. No mesmo dia, Valmir recebera um telefonema do presidente, avisando-o que a passagem estava na Confederação Brasileira de Atletismo, no Rio de Janeiro. Valmir viajou algumas horas depois. Porém, na Itália, desembarcou sexta-feira às 10 horas da manhã na cidade de Faenza local da chegada de lá foi para a cidade de Firenze local da largada, Nesse dia, Valmir prometera descarregar toda sua tristeza e, aconteceu o melhor possível, Valmir venceu os 100Km del Passatore, tendo sido destaque em todos os jornais e entrevistado por todas emissoras de televisão da Europa, pois pela primeira vez um brasileiro, o Valmir Nunes fora campeão do mundo batendo o recorde em campeonato mundial, com 6 horas e 35 minutos.

Após tantas entrevistas, Valmir só conseguiu avaliar o que representava o atletismo para o Brasil ao chegar no aeroporto em São Paulo, onde sua esposa Kelly Nunes era a única pessoa que o aguardava. Até ali, Valmir não tinha sequer patrocínio.

Uma prova que marcou muito, foi em fevereiro de 1993, em Nova York, quando Valmir deixou o forte calor do Brasil para enfrentar uma temperatura de 18 graus abaixo de zero. Valmir venceu, com o tempo de 6 horas e 45 minutos.

No ano de 1995, Valmir teve duas grandes vitórias, uma na Califórnia, 100 km e o mundial na Holanda, com 6 horas e 18 minutos, consagrando-se bicampeão mundial de 100 km.

Em março de 1998, Valmir necessitou de uma cirurgia no pé, afastando-se das corridas, pois durante 6 (seis) meses não podia colocar o pé no chão.

Recuperado, Valmir volta ao atletismo, acrescentando muitas vitórias ao seu vasto currículo. Vale ressaltar a vitória na Grécia na mais respeitada e aclamada ultramaratona do mundo que se chama Spartathlon, no ano de 2001, com um percurso de 246 (duzentos e quarenta e seis) kilometros, e que Valmir levou 23 horas e 18 minutos para vencê-la.

No Brasil, podemos destacar a vitória de Valmir Nunes na Travessia Rio-Santos, com 500 km, no ano de 1999 e ainda, no ano de 2002, quando percorreu 270 km em 24 horas, batendo o recorde das américas, sul americano e brasileiro.

Em janeiro de 2007, Valmir foi campeão da BR 135, em abril venceu o festival 24 horas na Grécia, venceu a Badwater, no Vale da Morte localizado ao longo da fronteira do estado da Califórnia com o estado de Nevada, nos Estados Unidos, batendo o recorde da prova em quase duas horas, tornando-se recordista mundial em 135 milhas.



Em agosto de 2008, Valmir Nunes já garantiu seu primeiro lugar, com 100 km, nos Estados Unidos, estabelecendo o novo recorde da disputa, com apenas 8 horas e 22 minutos que até então era de 10 horas e 14 minutos.

Referências

Página da Câmara Municipal de Santos.

Ver também

Yiannis Kouros a Lenda das Ultramaratonas
Maratonista de 70 anos conseguiu correr maratona abaixo de 3 horas treinando em torno do cemitério
Marcos Viana Pinguim o Corredor do Cemitério

Ligações externas

Site oficial do Valmir Nunes (em português)
Cemitério Memorial de Santos (em português)
Artigo detalhado sobre os 100Km del Passatore (em italiano)
Site oficial dos 100Km del Passatore (em italiano)
Artigo detalhado sobre o Spartathlon (em inglês)
Site oficial do Spartathlon (em inglês e grego)

14 comentários:

  1. Obrigado pela homenagem. Todos temos que acreditar em nossos sonhos e nunca, jamais desistir.
    Parabens!!!! Valmir Nunes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!!!!!Parabéns !!!!!Parabéns !!!!! Valmir Nunes ! De homens assim, que nosso PAÍS precisa. Temos muito orgulho de você.
    Lucina Ratinho

    ResponderExcluir
  3. Falando em cemitério, em fevereiro quando fui correr a Arrowhead em Minessota com 40º negativos em fevereiro agora onde me tornei o unico atleta do mundo a finalizar a bad 135 world Cup eu fiquei treinando na frente de um cemitério

    ResponderExcluir
  4. Valmir, Não sou Nunes mas sou Terezani,isso mesmo você é meu chara, sou o Valmir Terezani e alem disso também sou seu fã,sei quase tudo de suas façanhas por ai a fora.
    Parabens amigo você alem de ser um grande exemplo para todos nós, você é humilde e amigo de todos, Que Deus te abençõe grandemente sua vida.
    Valmir Terezani

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Pinguim, esses Valmires e Pinguins são bons de Maratona mesmo heimmmm.
    Abração amigo.
    Parabéns pelas grandes Matérias que vem postando em seu Blogg,pois são muito informativas e de grande ímportância para a mídia e a todos.
    vALMIR

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por esse post.
    Então esse é o segredo: treinar perto do cemitério hein? Será que tem algo a ver?
    E a "terraterapia" tá de pé?
    abraço
    José Roberto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Valmir por todos estes feitos citados acima pelo Marcos Viana.
    E quer saber, acho que vou começar a treinar no cemitério também rsrsrsrs.
    Quem tá treinando por lá tá se dando bem pra caramba.hehe
    Abraços Marcos.


    tutta
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pinguim já conhecia história do Valmir o cara é fera mesmo, que ele sempre nos traga vitória para o nosso Brasil. Parabéns a ele pelos feitos dele e a vc também por publicar no seu espaço aqui a história dele.
    Lendo o relato aqui no blog vi que ele começou bem cedo a correr....
    Um abraço e bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Alô, Marcos, muito bom de ler este seu blog, cheio de novidades. Mas onde você arranja tempo para fazer tanta coisa? Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. Esse é o cara!!! Não é a toa que o escolhi pra ser meu treinador!!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa!! moro em Santos,conheço o Walmir Nunes,mastoda esta trajetoria de vitorias ñ sabia quase nada,.ele sempre passa na porta da
    academia do Lamartine, ja entrou la inclusive ? e falou c/Lala,.. e um cara 100%,fico feliz em
    saber de tudo isso, Parabens, este sim e um ?
    heroi.....

    ResponderExcluir
  12. Please donate $10 to our running expedition in Brazil: http://tinyurl.com/ydxpyou We are close to our goal!!!

    ResponderExcluir
  13. Please donate $10 to our running expedition in Brazil: http://tinyurl.com/ydxpyou We are close to our goal!!!

    ResponderExcluir
  14. Valmir exemplo de determinação. Pena o País não te dar o merecido reconhecimento.

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!