quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mountain Do Campos do Jordão - Acima de Tudo

Texto, fotos e vídeos de Marcos Viana "Pinguim"

No dia 11 de setembro, aconteceu a primeira largada do Mountain Do dentro do estado de São Paulo, na bela cidade de Campos do Jordão que é considerada uma estância turística e climática, sendo a primeira vez que a grande e eficiente estrutura do Mountain Do foi montada fora do estado de Santa Catarina, onde surgiu em 2004 com o clássico Mountain Do Lagoa da Conceição, realizando assim o sonho do organizador Kiko de levar o Mountain Do para próximo dos corredores paulistas, lembrei da conhecida frase: "Se Maomé não vai à Montanha, a Montanha vai a Maomé" então... "Se os Paulistas não vão ao Mountain Do, o Mountain Do vem para São Paulo".

Mountain Do - Circuito de charme

O "Mountain Do - Circuito de charme" difere do Mountain Do de Florianópolis por ser um circuito de corridas individuais, Campos de Jordão foi a segunda localidade a receber esse evento, a primeira foi a Praia do Rosa também no litoral catarinense, em ambas localidades o evento teve dois percursos, um de 9 km e outro de 18 km, ambos os percursos tinham uma grande variação altimétrica, com trechos em asfalto, estradas de terra batida e estreitas trilhas no meio da natureza onde se podia observar as mais belas paisagens locais, os tempos limite para conclusão de cada distância foi de 1h30 para os 9 km e de 2h30 para os 18 km.


Largada
A largada ocorreu numa tarde ensolarada de sábado, às 15h30 no badalado "centrinho do Capivari" local que concentra várias construções inspiradas na arquitetura germânica.


... fiz este vídeo para mostrar o exato momento da largada, a narração é de Marquinhos Cezário conhecido pelo bordão "Maquininha, Maquininha" , estavam reunidos no momento cerca de 500 corredores...

... entre eles o blogueiro-maratonista Joel Leitão (nº105), que fez sua estreia em corridas de trilha.


Começamos a correr em linha reta, mas foi por pouco tempo...
...logo apareceu a primeira ladeira, uma das mais compridas que já enfrentei, pela expressão dos corredores dessa foto deu para perceber que não foi fácil para ninguém...

...principalmente para a ultramaratonista Tomiko e eu, ambos com a musculatura cançada e em processo de recuperação devido às participações de ultramaratonas desgastantes a apenas 13 dias atrás, onde ela chegou a correr precisamente 123,204 km numa prova de 24 horas e eu tinha participado de uma ultra-trilheira de 50 km na Serra do Japi.

Tinha até "Trenzinho" para alegrar os atletas, mas a ladeira não era de brincadeira não, risos.

Finalmente chegamos no tão esperado trecho de terra batida, onde fomos recepcionados pela população local.

Este é meu tipo de piso preferido em corrida, pois nele se desenvolve a propriocepção, nesse tipo de piso irregular são requisitados a movimentação de uma quantidade maior de músculos, observando os detalhes do chão dessa foto da para entender o motivo, este piso inclusive é muitíssimo parecido com o que predomina no Cemitério de Vila Formosa, meu local preferido para treinos de trilha em alta velocidade na cidade de São Paulo.

Nesse ponto passamos por uma autêntica trilha, onde só é possível passar uma corredor de cada vez formando filas indianas.

Aqui vemos o médico Irineu Sato e a fisioterapeuta Márcia Shiraishi que correm juntos há mais de sete anos.

Uma da paradisiacas visões da prova, onde podemos rever a ultramaratonista Tomiko...

...e o blogueiro-maratonista Fabio Namiuti, ele também é formado na área de computação como eu.

Nesta foto vemos o estreante em corridas de trilhas Joel Leitão na frente do experiente trilheiro Fabio Namiuti, desse ponto para frente resolvi dar uma "acelerada" e consegui alcançar dezenas de corredores...

... entre eles estavam a ultramaratonista Ana Levada...

...e outros tantos que não conhecia...

... até alcançar novamente a fisioterapeuta Márcia Shiraishi, esta foi minha última foto antes de levar uma tombo bem feio, pois "no meio do caminho tinha uma pedra", aliás várias pedras, e uma delas que estava discretamente enterrada foi minha algoz, eu que nesse momento estava correndo num ritmo abaixo de 5 minutos por km, tropiquei e meu corpo foi jogado para frente, cai quase de peixinho, só que não tinha água, risos, para salvar a câmera levantei meu braço direito e quem levou a maior parte do impacto foi minha mão esquerda, para piorar a situação devido ao forte impacto da ponta do pé esquerdo com a pedra tive no exato momento uma forte cãimbra na panturrilha esquerda, devo agradecer a Márcia Shiraishi e outros corredores que pararam para me ajudar, no começo não conseguia nem caminhar, mas como meu corpo estava quente resolvi continuar até o fim.

Esta é minha primeira foto depois desse "acidente de trabalho"...

... e esta foi minha segunda foto depois de tropicar...

... pois a vida continua, e as ladeiras também, risos...

...pois, como dizia o velho deitado, "depois da tropicada vem a bonança", risos...

... e mais corredores para fotografar.

Na situação que eu estava preferia enfrentar mais subidas do que esta descida, pois de jeito nenhum poderia cair novamente nesse dia, aqui eu desci bem "pianinho".

Veja a mesma descida vista de baixo para cima.

E ai esta eu no momento da chegada.

Fotografei o Fabio Namiuti chegando com seu filho, curtir esse importante momento "não tem preço".

Campeão geral masculino - 18 km - José Virginio de Morais - 1h08m45s

Campeão geral feminino - 18 km - Fernanda Soares - 1h25m15s

Campeão geral masculino - 9 km - Willian Lopes - 34m25s

Campeão geral feminino - 9 km - Márcia Rosa Zacarias - 46m02s

Apesar desse Mountain Do não atingir nem a metade de uma maratona ele é um grande desafio até para os maratonistas e ultramaratonistas mais experientes, confesso que a participação nessa prova e a experiência que tive ao cair durante o percurso me fez refletir, pois estava pegando a péssima mania que a maioria dos ultramaratonistas novatos adquire, que é a de não encarar com seriedade provas menores que a maratona, isso estava bem explícito na formação da minha tabela onde só incluia os meus tempos de maratonas e de ultramaratonas, depois dessa tenho como obrigação formar uma tabela com as corridas de todas as distâncias como fazia quando começei na minha carreira de atleta, pois antes de ser ultramaratonista ou maratonista eu sou um corredor, quero parabenizar aqui todas as corridas e todos os corredores desse nosso mundão.

Abraços!

Ligações externas

Fotos do Mountain Do Campos do Jordão
Site oficial do Mountain Do
Artigo sobre Campos do Jordão
Minha entrevista para Rede Glogo
Minha entrevista para ESPN Brasil
Meus endereços para contato

14 comentários:

  1. Olá Pinguim, boa noite, para mim este tipo de prova só existia em Florianópolis legal que ela tem uma extensão dela em Sampa, seria bom se ela aportasse aqui também no Rio, apesar do contratempo que vc teve durante a prova caindo vc está de parabéns por mais um belo relato e por ter terminado mais uma bela prova...Mandou super bem fera...Espero que o tombo não foi nada de grave e espero também que não tenha acontecido nada com sua máquina...
    Valeu fera...Bons clicks e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    PS: Notei que vc coloca nas suas fotos uma figura do pinguim que é a sua marca, mas já que vc marca as suas fotos não seria melhor vc colocar essa marca no canto direito ou esquerdo, visto isto que quando vc coloca a marca no meio tampa os corredores e daí tampa os corredores o ideal é que vc colocaria fora dos corredores, daí da para os corredores se identificarem e quem sabe algum dia algum corredor que correu a corrida tal quiser entrar em contato com vc para adquirir alguma foto, será mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Caracas... vc está MegaSuperMan... qualquer dia desses acho que vc correrá uma ULTRAMARATONA... vai clicar tanto... que precisará correr com um notebook... Rssss. Parabéns!A cobertura ficou ótima" Vc se supera a cada prova! abçs

    ResponderExcluir
  3. Amei essa prova, percurso difícil, desafiador mesmo... espero q a dose seja repetida em 2011.

    ResponderExcluir
  4. Pinguim, você mostrou que realmente é duro na queda. Admiro seu esforço para continuar correndo e concluir o percurso depois do tombo que levou. Aliás, quando te encontrei depois do tombo, logo à frente havia outra p... subida. Adorei as fotos que você tirou, pois elas dão uma pequena dimensão do desafio que enfrentamos.
    Eu gostaria muito de participar do Montain Do da Lagoa da Conceição, mas acho difícil arrumar mais quarto malucos(as) para formar uma Equipe. Gostei muitíssimo da experiência e estou propenso a correr mais provas em trilhas e montanhas. Forte abraço, @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  5. Divino, só isto que tenho a comentar!!Parabéns pela cobertura da prova, abraços, Rosana

    ResponderExcluir
  6. Grande Pinguim! Belíssimo post, ricamente ilustrado com imagens magníficas, que você soube extrair muito bem dessa prova. Parabéns pela sua participação e pelo seu trabalho, do qual eu já era admirador e fiquei ainda mais. Grande satisfação em te conhecer pessoalmente.

    Muito obrigado pelas citações. Na verdade, eu até tenho alguma experiência nas corridas em geral (cinco anos e três meses, 147 provas, cinco maratonas), mas a minha experiência em trilhas se resume às minhas participações na Meia Maratona Trilheira, de Ribeirão Pires. E uma ou outra prova "off-road" por aí. Na montanha eu sou absolutamente neófito. Mas eu sou novo, eu aprendo, hehehe...

    Na próxima, sem ser pego de surpresa (conforme citei no meu relato, não estava inscrito, fui para aproveitar a vaga de um amigo que não pôde estar presente), vamos ver se consigo mandar um pouco melhor. De qualquer forma, valeu, e valeu muito, estar nessa fantástica corrida.

    Grande abraço e até as próximas!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post Pinguim.
    Sempre com lindas fotos e muitas informações importantes. Muito legal!
    Gde. Abraço
    Cesinha

    ResponderExcluir
  8. Ôw Xará,venho lhe dar os parabéns por mais este excelente trabalho e registro do que é de verdade, este maravilhoso sofrimento saudável que são as corridas em montanhas. Agradeço também pela citação, e muito obrigado pela consideração.

    Forte abraço.

    Marcos Cezário

    (O Maquininha)

    ResponderExcluir
  9. oi,pinguim,ficou dez a matéria,meus parabéns pelas fotos e pela prova.

    ResponderExcluir
  10. Olá caro amigo Pinguim, parabéns pela cobertura escrita e fotografada da prova e pela participação sua nela também.
    Ficou faltando apenas o "clic" fotográfico da sua queda. rsrs
    Espero que já esteja recuperado do 'trupicão".
    Abraço e tudo de bom.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  11. Olá pinguim!!! Meus parabens,que coisa fantastica,o lugar é dez,pra quem não acredita!o paraiso existe aki no Brasil....rsrs,quem sabe um dia desses chega a minha vez...rsrs....mais uma vez parabens...

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - Siga meu blog, que eu sigo o seu de volta ! Também tenho twitter @breakpointbr, caso queria seguir.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Pinguim !!! Apenas agora descobri seu blog. Adorei suas fotos e comentarios a respeito desta corrida. E fiquei feliz em poder te ajudar na queda. Espero ve-lo fotografando em outras provas como esta, sem quedas !!! beijos Marcia Shiraishi

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana este retrato que vc fez dessa prova!
    Espero esse ano fazer minha primeira prova de Montanha .
    Abraço pinguim!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade neste Blog.
Participe! Seus comentários serão muito importantes para mim e para os outros leitores interessados no mesmo assunto.
Não importa se você leu o artigo no dia que foi publicado ou mais de um ano depois, todos os comentários serão bem-vindos, mas reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas. Abraços!